Comércio lojista de Belo Horizonte não poderá funcionar na sexta-feira da Paixão

Lojista que desejar abrir as portas no feriado, deverá fazê-lo sem o uso de empregados, parentes ou amigos

 Feriadão
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte informou nesta segunda-feira que o comércio lojista da capital não poderá abrir as portas no feriado de 3 de abril, sexta-feira, quando é comemorada a Paixão de Cristo. A razão para o fechamento das lojas é que a Convenção Coletiva do Comércio 2015/2016, que autorizaria o funcionamento do comércio, ainda não foi firmada.
.
“Por se tratar de feriado, o comércio lojista não poderá funcionar com uso de mão de obra de empregados, conforme previsto no artigo 70 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sob pena de multa de até R$ 4.025,00, prevista no artigo 75 da CLT”, informa o comunicado.Assim, o lojista que desejar abrir as portas no feriado, deverá fazê-lo sem o uso de empregados, parentes ou amigos. Neste caso, a CDL recomenda que o proprietário associe seu horário de trabalho com o do seu vizinho, a fim de evitar furtos e roubos.

.

Atividades do comércio tidas como essenciais, tais como padarias, supermercados, farmácias, postos de gasolina, bares e restaurantes, poderão funcionar normalmente, devendo ser observadas as determinações previstas em Convenção Coletiva específica. Bancos e órgãos públicos não irão funcionar.

.

Veja o que abre e fecha em BH no feriado da semana santa

 Durante o feriado prolongado alguns serviços da Prefeitura de Belo Horizonte terão funcionamento especial. De acordo com o Decreto 15.908, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 20 de março, o expediente será facultativo na quinta-feira. Já na Sexta-feira da Paixão não haverá funcionamento das repartições públicas por ser feriado municipal, salvo os serviços considerados essenciais. Confira como será o funcionamento dos diversos órgãos e equipamentos da administração municipal durante a semana santa.

Abastecimento
• Mercado do Cruzeiro (Rua Ouro Fino, 452, Cruzeiro) – Abre normalmente amanhã e no sábado, dia 4, das 7h às 18h. Na sexta-feira e no domingo, dias 3 e 5, funciona das 7h às 13h.
• Central de Abastecimento Municipal (Rua Maria Pietra Machado, 125, São Paulo) – Abre normalmente amanhã, das 7h às 18h. Na sexta, o funcionamento será facultativo, das 7h às 13h. No sábado e no domingo, o funcionamento será normal, das 7h às 18h e das 7h às 13h, respectivamente.
• Feira Coberta do Padre Eustáquio (Rua Pará de Minas, 821, Padre Eustáquio) – Abre normalmente amanhã e no sábado, das 7h às 18h. Na sexta e no domingo abre das 7h às 13h.
• Sacolões ABasteCer – Abrem normalmente amanhã e no sábado, das 7h às 18h. Na sexta e no domingo funcionam das 7h às 13h. O funcionamento na sexta é facultativo.
• Feiras Livres – Funcionamento normal de amanhã a domingo, das 7h às 13h.
• Feiras Modelo – Funciona amanhã, das 17h às 22h. Fechadas entre sexta e domingo.
• Feiras de Orgânicos – Funciona amanhã, das 7h às 13h. Na sexta e no sábado o funcionamento será facultativo. Fechadas no domingo.
•Direto da Roça – Funciona amanhã, das 7h às 13h. Na sexta, o funcionamento será facultativo. No sábado e no domingo, abre das 7h às 13h.
• Banco de Alimentos (Rua Tuiuti 888, Padre Eustáquio) – Fechado entre amanhã e domingo.
• Mercado da Lagoinha (Avenida Antônio Carlos, 821, São Cristóvão) – Fechado entre amanhã e domingo.
• Armazém da Roça (Segundo piso da Rodoviária, no Centro, e na Rua Maria Pietra Machado, 125, bairro São Paulo) – Funciona amanhã, das 8h à 17h. Não abre entre sexta e domingo.
• Restaurantes Populares I, III, IV – Abrem amanhã e fecham sexta, sábado e domingo.
• Refeitório Popular da Câmara Municipal (Avenida dos Andradas, 3.100, Santa Efigênia) – Fechado entre amanhã e domingo.

Equipamentos culturais
• Museu Histórico Abílio Barreto (Avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim) – Abre sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h. Amanhã, abre das 10h às 21h.
• Museu de Arte da Pampulha (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 16.596, Pampulha) – Abre entre amanhã e domingo, das 9h às 18h30.
• Casa do Baile (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha) – Abre entre amanhã e domingo, das 9h às 18h.
• Centro de Referência da Moda (Rua da Bahia, 1.149, Centro) – Fechado entre amanhã e domingo.
• Arquivo Público da Cidade (Rua Itambé, 227, Floresta) – Fechado entre amanhã e domingo.
• Centros culturais – Não abrem entre amanhã e domingo.

Parques e Mirante do Bairro Mangabeiras
• Amanhã, no sábado e no domingo, dias 4 e 5, o Jardim Zoológico e o Jardim Botânico funcionam normalmente, das 8h30 às 16h, e o Aquário do Rio São Francisco (localizados na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Pampulha), das 9h às 16h. Não haverá funcionamento na sexta-feira, dia 3.
• O Parque Ecológico da Pampulha (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 6.061, Pampulha) abre amanhã, sábado e domingo, das 8h30 às 17h. Fechado na sexta-feira, dia 3.
• O Parque Municipal (Avenida Afonso Pena, 1.377, Centro) abre de amanhã a domingo, das 6h às 18h. Os demais parques funcionam das 8h às 18h.
• Mirante do bairro Mangabeiras (Rua Pedro José Pardo, 1.000, bairro Mangabeiras) – Aberto ao público de amanhã a domingo, das 10h às 22h.
Plantão de chuvas
• O plantão da Defesa Civil funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive com plantão aos domingos e feriados. Contato pelo telefone 199.
Transporte
• As linhas do sistema de transporte coletivo gerenciado pela BHTrans vão operar com quadro de dia atípico amanhã. Na sexta e no domingo operarão com o quadro de domingos e feriados. No sábado, dia 4, circularão com o quadro de horário normal.

Limpeza Urbana
• Amanhã e sábado, dia 4, os serviços serão executados normalmente. Na sexta-feira não haverá serviços de limpeza urbana. No domingo, a Prefeitura não realiza coleta de lixo.
BH Resolve
• Fechado de amanhã a domingo.

Postos de informações turísticas
• Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – Confins (Rodovia MG 10, Confins) – Aberto amanhã, das 8h às 22h, e na sexta, sábado e domingo, das 8h às 17h.
• Centro de Referência Turística Álvaro Hardy – Veveco (Av. Otacílio Negrão de Lima, 855, Pampulha) – Aberto entre amanhã e domingo, das 8h às 17h.
• Aeroporto da Pampulha (Praça Bagatelle, 204, Pampulha) – Aberto amanhã e sexta-feira, das 8h às 17h. No sábado, funciona das 8h às 16h e no domingo, dia 5, das 13h às 18h.
• Mercado das Flores/Parque Municipal (Av. Afonso Pena, 1.055, Centro) – Aberto amanhã, das 9h às 18h. De sexta a domingo, funciona das 8h às 15h.
• Rodoviária (Praça Rio Branco, Centro) – Aberto amanhã, das 8h às 18, e de sexta a domingo, das 8h às 17h.
•Mercado Central (Avenida Augusto de Lima, 744, Centro) – Aberto amanhã e sábado, das 8h às 17h20, e sexta e domingo, das 8h às 13h.

Saúde

• Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Municipal Odilon Behrens, Central de Internação e Samu – Funcionam durante 24 horas por dia entre amanhã e domingo.
• Centros de saúde – Abrem amanhã, das 7h às 17h. Fechados sexta, sábado e domingo.
• Academias da Cidade – Funcionam amanhã, com escala da equipe. Entre sexta-feira e domingo não abrem.
• Cersams – Funcionamento normal no sábado e no domingo. Amanhã funcionam com equipe de plantão no horário diurno e com equipe completa no horário noturno. Entre sexta e domingo funcionam conforme escala mínima no horário diurno e com equipe completa no plantão noturno.
• Centros de Convivência – Funcionam amanhã com escala por microrregião. Entre sexta-feira e domingo não abrem.
• Serviço de Urgência Psiquiátrica (Noturno) – Funcionamento normal entre amanhã e domingo.

Comércio 
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte informou nessa segunda-feira que o comércio lojista da capital não poderá abrir as portas no feriado de 3 de abril, sexta-feira, quando é comemorada a Paixão de Cristo. A razão para o fechamento das lojas é que a Convenção Coletiva do Comércio 2015/2016, que autorizaria o funcionamento do comércio, ainda não foi firmada. Por se tratar de feriado, o comércio lojista não poderá funcionar com uso de mão de obra de empregados, conforme previsto no artigo 70 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sob pena de multa de até R$ 4.025,00, prevista no artigo 75 da CLT”, informa o comunicado.

Assim, o lojista que desejar abrir as portas no feriado, deverá fazê-lo sem o uso de empregados, parentes ou amigos. Neste caso, a CDL recomenda que o proprietário associe seu horário de trabalho com o do seu vizinho, a fim de evitar furtos e roubos. Atividades do comércio tidas como essenciais, tais como padarias, supermercados, farmácias, postos de gasolina, bares e restaurantes, poderão funcionar normalmente, devendo ser observadas as determinações previstas em Convenção Coletiva específica. Bancos e órgãos públicos não irão funcionar.

Correios

Nas agências e serviços do Banco Postal na sexta-feira não haverá expediente. No sábado, o funcionamento normal. As agências localizadas em shoppings centers têm horário de funcionamento de acordo com as regras desses estabelecimentos. Na Central de Atendimento dos Correios (CAC) não haverá funcionamento em na sexta-feira.

Hemominas

Os horários de funcionamento para doação de sangue nas unidades da Fundação Hemominas serão alterados devido ao feriado da Semana Santa (de 2 a 5 de abril). São 21 unidades que fazem atendimento ao doador voluntário; sendo que cada unidade atende a uma região de influência. Quem quiser ser um doador de sangue pode procurar a unidade mais próxima de onde mora. Para informações sobre os critérios para doação de sangue, ligue 155 – opção 8.

Seguem os horários de funcionamento para o feriado:
Hemocentro de Belo Horizonte: Alameda Ezequiel Dias, 321 – Santa Efigênia
02/04 – 5ª feira – Funcionamento das 7h às 12h
03/04 – 6ª feira – Fechado
04/04 – Sábado – Funcionamento das 7h às 18h.

Posto de Coleta Estação BH: Av. Cristiano Machado, 11.833 – 4º piso, ao lado do cinema.
02/04 – 5ª feira – Funcionamento das 8h às 12h
A unidade estará fechada na 6ª feira (03/04), voltando a funcionar na 2ª feira, 06 de abril, das 8h às 19h.

Delegacias 

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) preparou um esquema especial de funcionamento das delegacias e demais unidades policiais do Estado, a partir de quinta-feira (02/4). Além da escala de plantão, policiais de todas as carreiras estarão de prontidão para convocação emergencial, se necessário. Na capital, o funcionamento será normal nas Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres, Idosos, Crianças e Adolescentes e Delegacia Adida ao Juizado Especial Criminal (para condutores de veículos e pessoas envolvidas em crimes de menor potencial ofensivo). Os demais casos devem ser registrados nas delegacias de plantão. No interior, as Delegacias Regionais irão centralizar o atendimento ao cidadão durante 24 horas.

Ceasa 

O entreposto da CeasaMinas em Contagem funcionará em horários especiais na semana santa. Nos dias 01/04 e 02/04, quarta e quinta-feira, a entrada será antecipada para as 4h da madrugada. A carga de mercadorias será liberada às 5h, e a saída de produtos será permitida a partir das 6h. Já na Sexta-feira da Paixão, 03/04, a CeasaMinas estará fechada para o comércio. A descarga de produtos, no entanto, será permitida. No sábado e no domingo, 04/04 e 05/04, o funcionamento não será alterado. Ou seja, a entrada e a comercialização serão liberadas às 4h30 no sábado. No domingo, o entreposto fica fechado para o comércio, sendo permitida somente a entrada de usuários credenciados.

FONTE: Estado de Minas.