Grupos transformam trabalho de coleta de lixo em música e dança

Quarteto da coleta de lixo de BH reúne multidões por onde passa.
Em Santos, outro grupo dança em cima de um caminhão de lixo.

Quando amanhece em Belo Horizonte, elas se arrumam, mexem no cabelo e acertam a maquiagem, porque o show já vai começar. É tanto sucesso que, de repente, um monte de marmanjos descobre uma vontade enorme de subir no caminhão. O quarteto da coleta de lixo na capital mineira reúne multidões por onde passa. E tem até música própria.

Marcelo Senna é o chefe. Foi dele a ideia de ter um time de coleta de lixo só com mulheres. “O restante nasceu delas. A música, a alegria e a espontaneidade são delas”, diz o gerente de limpeza urbana.

“A gente trabalha brincando, resolveu pendurar a caixinha e começou a interagir, brincar com as pessoas”, conta a coletora Grazielle Oliveira.

A caixinha de música também foi parte importante da história de outro grupo que dança em cima de um caminhão de lixo em Santos, no interior de São Paulo. “Nós levávamos uma caixinha de rádio. Aí a caixinha pifou, não pegou mais. Eu já comecei a cantar”, conta o coletor José Aparecido, conhecido como MC Cido.

Na carteira de identidade, eles são Lucas, José Aparecido e Luís Anderson, mas, nas ruas de Santos, são conhecidos como Menor Gigante, MD Cido e Nego Mala do Passinho, respectivamente. Eles cantam, dançam e ensinam a dançar.

“Muitas vezes a gente pedia água para os moradores. O pessoal ficava meio assim, porque vê a gente suado, caminhão fedido. Hoje em dia, mesmo a gente estando assim meio sujo, meio fedido, o caminhão assim, o pessoal vem aqui, vem tirar foto e tal”, diz Luís Anderson.

A bagunça em Santos e em Belo Horizonte continua até o fim do expediente.

Confira a letra da música da coleta de lixo feminina abaixo:
As meninas da limpeza vêm lançando um jeito novo
Vêm fazendo um quadradinho em cima do cheiroso
O Marcelo Senna inventou a guarnição
Em cima do cheiroso, só mulher tantão
Então, então vem com a gente, praticando o passo então
As meninas da limpeza vêm lançando um jeito novo
Vêm fazendo um quadradinho em cima do cheiroso
Vai vai vai vai vai vai
Em cima do cheiroso!
Vai vai vai vai vai vai
Em cima do cheiroso!

.

FONTE: G1 e Jornal da Alterosa.

Anúncios