Estudo comprova que sabonete comum é tão eficaz quanto os antibacterianos

Pesquisadores analisaram o efeito do triclosan, antisséptico mais presente nos sabonetes antibacterianos

A conclusão do estudo é que não há diferença significativa entre os efeitos bactericidas de um sabonete comum e os antibacterianos quando usados em situações normais da vida ( Rafael Ohana/CB/D.A Press)

A conclusão do estudo é que não há diferença significativa entre os efeitos bactericidas de um sabonete comum e os antibacterianos quando usados em situações normais da vida
.

Os sabonetes antibacterianos – à base de triclosan, um ingrediente controverso – não são mais eficazes do que os sabonetes comuns para desinfectar as mãos. É a conclusão do estudo publicado nesta quarta-feira (16/09) na revista The Journal of Antimicrobial Chemotherapy e liderado pelo médico Min-Suk Rhee, da Korea University, em Seul.

.

A equipe do especialista analisou os efeitos do triclosan, antisséptico mais presente nos sabonetes antibacterianos, sobre as bactérias. Os pesquisadores testaram o componente químico em 20 cepas de bactérias e 16 voluntários adultos. Eles compararam sabonetes comuns e antibacterianos em termos de eficácia na hora de livrar as mãos das bactérias.

.

Eles expuseram as bactérias ao triclosan durante 20 segundos a 22ºC (temperatura ambiente de um cômodo) e a uma temperatura mais quente, recriando as condições de uma lavagem de mãos na vida cotidiana em laboratório. Para os testes, os pesquisadores utilizaram uma concentração de triclosan a 0,3% – máximo autorizado na União Europeia, Canadá, Austrália, China e Japão, segundo Rhee.

.

Os voluntários, após passarem uma semana sem recorrer aos sabonetes antibacterianos antes dos testes comparativos, lavaram as mãos com cuidado durante 30 segundos com os dois tipos de sabão e as enxaguaram com água muito quente.  Ao todo, “não há diferença significativa entre os efeitos bactericidas de um sabonete comum e os antibacterianos quando usados em situações normais da vida”, segundo o estudo.

.

O triclosan é um agente bactericida usado há muito tempo em inúmeros produtos de higiene (sabonetes, cremes dentais, desodorantes) e cosméticos.  “Milhões de consumidores nos Estados Unidos usam sabonetes antibacterianos para lavar as mãos ou o corpo, gastando quase um bilhão de dólares ao ano”, notaram os pesquisadores.

.

Eles ressaltaram também que inúmeros produtores, em razão das controvérsias sobre os riscos sanitários e a falta de eficácia do triclosan, retiraram o componente de seus produtos. Apenas 13 dos 53 sabonetes antibacterianos estudados em 2014 na Coreia continham o ingrediente.

.

FONTE: Estado de Minas.

Anúncios