Belo Horizonte tem o segundo dia mais quente de setembro nesta quarta
Umidade do ar ficou na casa dos 25% durante a tarde; não há previsão de chuva em todo o Estado até domingo

BH fervendo
O primeiro dia da Primavera foi o segundo mais quente do mês de setembro em Belo Horizonte, com termômetros marcando 33,6º C na estação da avenida Raja Gabaglia, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. De acordo com o meteorologista Luiz Ladeia, do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar chegou a 25% – pouco mais que nos últimos dias, em que os índices ficaram abaixo dos 20% – ainda muito abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Na estação da Pampulha, os termômetros marcaram 34,2 º C, no entanto, o valor não é utilizado para cálculo de média de temperatura.

.

A temperatura mais alta do inverno foi registrada no início do mês, quando os termômetros chegaram a 33,8º C. E o forte calor sentido pelos mineiros nos últimos dias deve permanecer. De acordo com Ladeia, estão previstas temperatura acima da média para esta primavera.

.

Não deve chover em todo Estado pelo menos até este domingo (27), segundo o Centro de Climatologia TempoClima PUC Minas. Isso porque há uma massa de ar seco atuando sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil, neste início de Primavera.

.

No fim da próxima semana, podem ocorrer pancadas de chuva nas regiões Sul e Zona da Mata. No entanto, ainda não há previsão de chuva em Belo Horizonte. “O quadro vai mudar gradativamente em outubro, com chuva em forma de pancadas, ventanias e granizo. Em novembro, deve chover com mais regularidade”, explicou Ladeia.

.

Interior

.

A tarde foi quente também no interior do Estado, principalmente no Triângulo Mineiro e no Norte de Minas. Em Uberlândia, no Triângulo, os termômetros chegaram aos 33º C e em São Romão, no Norte de Minas, a temperatura máxima registrada foi de 39,2º C.

.

FONTE: O Tempo.

Anúncios