Blog dos alunos da Universidade Salgado de Oliveira, Campus Belo Horizonte, Curso de Direito.

CERVEJARIAS MINEIRAS – roteiro turístico

Rota turística é criada para visitação de cervejarias mineiras

WÄLS – Cervejaria na Savassi será o ponto de partida para a rota turística do dia 19
WÄLS – Cervejaria na Savassi será o ponto de partida para a rota turística do dia 19

No lugar de fazer a chamada “via sacra” nos bares, os mais apaixonados pela loira gelada poderão percorrer, a partir do dia 19, um caminho menos informal e improvisado, com a criação de rotas turísticas para as principais cervejarias artesanais de Minas.

Além de ir “direto à fonte” de algumas marcas hoje consideradas top de linha no mercado, o projeto é o primeiro a abrir os olhos para um tipo de turismo ainda pouco explorado no Estado, apesar de já ser bastante comum em outras localidades, principalmente no exterior.

Em parceria com os promotores da Experimente – Feira de Cervejas Artesanais e Gastronomia, a agência de turismo Rui Lages fará, no próximo sábado, a degustação de mais de 13 rótulos e visita a cinco espaços cervejeiros.

VÁRIOS RUMOS

De acordo com Carolina Vilela, operadora da rota, a ideia é criar rotas diferentes a cada sábado – com exceção do dia em que acontecer a Experimente, realizada todo segundo sábado do mês, no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, onde estão concentradas várias fábricas.

“Há uma cervejaria em Itabirito que é a única do país localizada numa fazenda centenária. Vale a pena criar uma rota para conhecer o local, que já é próximo de uma região turística”, salienta Carolina, destacando a vocação de Ouro Preto para atrair visitantes de todo o país.

A beer sommelier Fabiana Arreguy ajudou a estabelecer os pontos da primeira rota e registra que hoje há 23 cervejarias com capacidade para receber visitantes. “Além da fábrica, a pessoa pode ir, em algumas delas, ao pub e à lojinha de produtos”.

Ela lamenta que esse tipo de turismo não seja estimulado pelas esferas públicas. “Não entendo como não institucionalizaram isso. Estão marcando toca”, analisa Fabiana, que destaca o crescimento dos rótulos mineiros. “É interessante perceber que até as pequenas já sinalizam que entraram para competir”.
No mês da mulher, feira em Nova Lima homenageia as mestres cervejeiras

O Dia da Mulher já passou, mas ainda dá tempo de fazer um brinde a elas. E com uma cerveja artesanal mineira, protagonista de um mercado que, nos últimos anos, está “subindo redondo”, se podemos dizer assim.

A dificuldade será escolher dentre as 27 marcas que estarão presentes na Experimente – Feira de Cervejas Artesanais e Gastronomia, que será realizada neste sábado (12) em Nova Lima.

Como acontece todo segundo sábado de cada mês, a Praça dos Quatro Elementos, no bairro Jardim Canadá, será tomada por centenas de apreciadores das loiras geladas. Promovida desde novembro de 2014, a Experimente terá uma edição completamente dedicada às mulheres, não só por ser o mês delas, mas também porque o sexo feminino também faz parte desse universo cervejeiro.

“Temos desde mestres cervejeiras a participantes de confrarias”, registra Bruno Lins, idealizador da Experimente. Entre as convidadas especiais estão Gabriela Harue (Sushi Naka) e a chef de cozinha Célia Braga. Outra homenageada é Ivana Cocadas, que produz cocadas de vários sabores. O evento é o único do gênero em Minas Gerais que tem um caráter periódico. A escolha do bairro Jardim Canadá não é à toa: a região se transformou num polo cervejeiro, abrigando várias cervejarias artesanais. A relação é de mão dupla. “É notório que a Experimente conseguiu ajudar muitas dessas fábricas pequenas a crescerem. Agora estão mais robustas no mercado, lançando produtos com uma força muito grande”, destaca.

arte almanaque cerveja

.

FONTE: Hoje Em Dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: