BHtrans implanta ‘motobox’

 

Motociclistas terão área de espera delimitada em cruzamentos com sinal (Euler Junior/EM/D.A Press %u2013 16/4/16
)

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), inicia hoje a implantação do projeto de área reservada para motociclistas na Avenida Cristiano Machado. A proposta havia sido adiantada na edição de 16 de abril pelo Estado de Minas e tem como objetivo delimitar uma área de espera reservada para motos. O projeto,  em caráter experimental por 90 dias para que a BHTrans avalie os efeitos da medida, será implantado em 15 cruzamentos da avenida com sinal.

Denominada “motobox”, a área será sinalizada horizontal e verticalmente entre a faixa de pedestres e a de retenção para veículos. A medida faz parte da programação do movimento internacional Maio Amarelo – Atenção pela Vida, que tem como proposta estimular a participação da população na conscientização para a redução dos índices de mortes e feridos no trânsito no país. Ainda segundo a BHTrans, esse tipo de sinalização já vem sendo usada em São Paulo, Madri e Barcelona.

.
De acordo com a empresa, a expectativa é melhorar a segurança para motociclistas, diminuindo o conflito com os demais veículos no momento da abertura do semáforo, aumentando o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de pedestres, além de dar mais visibilidade às travessias dos pedestres.

Os motociclistas devem aguardar os outros veículos pararem na interseção para então acessar o motobox. Os condutores de carros precisam ficar atentos aos espelhos retrovisores, aguardar a passagem dos motociclistas e respeitar a faixa reservada. Monitores de educação para a mobilidade da empresa estarão no local para orientar motoristas, motociclistas e pedestres.

.

FONTE: Estado de Minas.