Alerta para onda de frio na capital

26/08/2014. Credito: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press. Brasil. Belo Horizonte - MG. Umidade relativa do ar em BH e na regiao metropolitana pode chegar a 20 porcento. Na foto vista de BH do Mirante do bairro Mangabeiras.

 

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu alerta para a queda brusca de temperatura nos próximos quatro dias em Belo Horizonte e região metropolitana. Na capital, os termômetros podem atingir 11 graus ao amanhecer. Com a ocorrência de ventos, a sensação térmica será ainda mais baixa.

Em alguns municípios mineiros, o frio já é intenso. Os termômetros em Monte Verde, distrito do município de Camanducaia, no Sul de Minas, marcaram 1,4 grau negativo na madrugada de ontem, a menor temperatura registrada no estado durante este ano.

Segundo o instituto de meteorologia TempoClima PUC Minas, temperatura cairá por causa da chegada de uma massa de ar polar ao estado. Devido à baixa temperatura, a Comdec recomenda cuidados com a saúde, como não ficar muito tempo no banho, sob água muito quente, pois há risco de desidratação da pele; fazer atividades físicas agasalhado e nos horários mais recomendados (manhã até as 10h e à tarde a partir das 16h); e não deixar de ingerir líquidos. Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, manter janelas abertas para ventilação.

Segundo o TempoClima, nos últimos 10 anos a menor temperatura em Minas Gerais foi 3,6 graus negativos, também em Monte Verde, em 5 de agosto de 2006. Ontem, outra cidade com temperatura baixa foi Maria da Fé, também no Sul do estado, com 1,8 grau.

.

FONTE: Estado de Minas.