Veja o que abre e fecha no feriado de Proclamação da República em BH

Veja como ficam bancos, comércio e serviços públicos na segunda e terça.
Feriado é prolongado para muitos.

 Feriadão

O feriado de Proclamação da República, comemorado na terça-feira (15), vai ser prolongado para muitos e em alguns casos já começa nesta sexta-feira (11).  Em Belo Horizonte, diversos serviços municipais tiveram o funcionamento alterado por causa do feriado. A segunda-feira (14) será ponto facultativo no município. Veja oque abre e fecha.

Saúde
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital Municipal Odilon Behrens, a Central de Internação, o Samu e os laboratórios das UPAs funcionam durante 24 horas por dia.
Os centros de saúde, o Centro de Controle de Zoonoses, o Laboratório de Zoonoses, o Centro de Esterilização de Cães e Gatos, os Centros de Convivência, os Centros de Especialidade Médicas (CEMs), os Centros de Treinamento e Referência (CTR), as Unidades de Referência Secundária (URSs), o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI), o Centro de Oftalmologia (CMO), os Centros de Reabilitação (Creabs), os laboratórios distritais e central e a Farmácia Distrital funcionam na segunda-feira (14) das 7h Às 17h e fecham na terça-feira (15).

As Academias da Cidade não funcionam das 7h às 16h na segunda-feira e fecham na terça-feira.

Os Centros de Referência em Saúde Mental (Cersams) funcionam com escala mínima durante o dia e com equipe de plantão à noite. O Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno funciona normalmente.

Transporte
As linhas gerenciadas pela Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) circulam com quadro de horário de dia atípico na segunda-feira e na terça com horário de domingo e feriado. Consulte os horários

Limpeza urbana
Na segunda todos os serviços de limpeza urbana serão realizados normalmente. Na terça-feira haverá serviços de coleta domiciliar, seletiva e hospitalar.

Comércio
A CDL informou que, conforme convenção coletiva, o comércio da capital mineira poderá funcionar normalmente no feriado.

Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências funcionam normalmente na segunda e não abrem para atendimento ao público na terça.

Abastecimento
Os restaurantes populares I, II, III e IV abrem na segunda e fecham na terça-feira.
Os Sacolões Abastecer abrem na segunda das 8h às 18h. Na terça, abrem das 7h às 13h.
A Feira Coberta do Padre Eustáquio (Rua Pará de Minas, 821, Padre Eustáquio) funciona das 7h às 18h na segunda-feira. Na terça-feira abre das 8h às 13h.

Feiras de Orgânicos não funcionam. Já as feiras Livres, não funcionam na segunda e na terça o funcionamento será facultativo.

O Mercado da Lagoinha (Avenida Antônio Carlos, 821, São Cristóvão) fica fechado e o Mercado do Cruzeiro (Rua Ouro Fino, 452, Cruzeiro) fecha na segunda e abre das 7h às 13h na terça-feira.

BH Resolve
Fechado para atendimento ao público na quarta.

Defesa Civil e plantão de chuva
O plantão da Defesa Civil funciona 24 horas por dia, todos os dias, inclusive aos domingos e feriados. Os telefones são 199 e 3277-8864.

Parques e Zoológico
Todos os parques municipais abrem nos dois dias exceto o Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Avenida Afonso Pena, 1.377, Centro) e o Parque da Serra do Curral (Avenida José do Patrocínio Pontes, 1.951, Mangabeiras) que fecham na segunda. O Municipal abre das 6h às 18h, o  Serra do Curral e o das Mangabeiras (Avenida José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras) abrem das 8h às 17h. Os demais funcionam das 8h às 18h.

O Mirante do Mangabeiras (Rua Pedro José Pardo, 1.000, Mangabeiras) funciona na segunda e na terça, das 10h às 22h.

O Jardim Zoológico, o Jardim Botânico, o Aquário da Bacia do Rio São Francisco (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Pampulha) e o Parque Ecológico da Pampulha (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 6.061, Pampulha) funcionam na segunda e na terça. O Jardim Botânico, o Zoológico e o Aquário, das 8h30 às 17h (entrada até às 16h), e o Parque Ecológico, das 8h30 às 18h (entrada até às 17h).

Equipamentos culturais
A Casa do Baile (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha) e a Casa Kubitschek (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Bandeirantes) fecha na segunda e funciona na terça das 9h às 18h.

Já no Museu de Arte da Pampulha (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 16.596, Pampulha), fecha na segunda e abre na terça das 9h às 18h30.

O Museu Histórico Abílio Barreto (Avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim) fecha na segunda e abre na terça das 10h às 17h.

O Arquivo Público da Cidade (Rua Itambé, 227, Floresta) e o Centro de Referência da Moda (Rua da Bahia, 1.149, Centro) ficam fechados.

Informação turística
O posto no Aeroporto de Confins (Rodovia MG-10, Confins) funciona na segunda da 8h às 22h e na terça das 8h às 17h.

O Centro de Referência Turística Álvaro Hardy – Veveco (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 855, São Luís) fecha na segunda e abre na terça das 8h às 17h.

O posto no Mercado Central (Avenida Augusto de Lima, 744, Centro) funciona na segunda das 8h às 16h20 e na terça das 8h às 13h.

O Mercado das Flores (Avenida Afonso Pena, 1.055, Centro) funciona na segunda, das 9h às 18h, e na terça, das 8h às 15h.

O posto da rodoviária (Praça Rio Branco, Centro) funciona na segunda e na terça, das 8h às 17h.

.

FONTE: G1.