Lunetas são instaladas na rua Sapucaí e no mirante Mangabeiras

Três equipamentos foram instalados no Mirante das Mangabeiras e dois na rua Sapucaí

Dois dos principais pontos para se ter uma bonita vista de Belo Horizonte, o Mirante do Parque das Mangabeiras e a rua Sapucaí, ganharam lunetas para moradores e turistas terem uma vista ainda melhor da capital mineira. A novidade é para comemorar o aniversário da cidade, no próximo dia 12.

No parque estão três lunetas que já podem ser utilizadas pelo público. Por lá a vista é de toda região Centro-Sul de Belo Horizonte. Já na rua Sapucaí, é possível ver um pedaço da praça da Estação e também os enormes grafites  do Circuito Urbano de Arte (CURA).

“Belo Horizonte já é uma cidade cheia de mirantes, de vistas surpreendentes, com vários pontos de contemplação. O que estamos fazendo com a instalação dessas lunetas é colocar uma ‘grande angular’ nesses locais, valorizando o que a cidade tem de melhor. E essas são só as primeiras. O plano é levar o projeto para outros mirantes da capital”, defende Aluizer Malab, presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), por meio da assessoria de imprensa.

Lunetas ajudam a melhorar a visão

Lunetas ajudam a melhorar a visão

As lunetas são resistentes a mudanças climáticas, como sol e chuva. “Com um sistema de observação terrestre com capacidade ótica de aproximação (zoom), o aparelho é composto por lentes antirreflexivas de qualidade superior, montado em um corpo blindado de alumínio fundido. As lentes possuem foco pré-ajustado conforme o local de instalação”, informa a Belotur.

Os usuários não precisam fazer nenhum tipo de regulagem para utilizar as lunetas, o que facilita o uso por qualquer pessoa, de qualquer idade.

As lunetas da rua Sapucaí ficam junto ao balaústre, em frente aos números 265 e 153, nas imediações da avenida Francisco Sales. Pintados em uma cor semelhante à ferrugem para não impactar a paisagem, os  instrumentos medem 1,60 de altura e têm lentes de aproximação que dispensam ajustes. As lunetas são acessíveis a crianças e adultos e podem ser giradas vertical e horizontalmente. Modelos semelhantes foram colocados nas Cataratas do Iguaçu (PR) e nos fortes do Exército no Rio de Janeiro, no Leme e em Copacabana.

Em entrevista o presidente da Belotur, Aluizer Malab, contou que o objetivo é dar aos belo-horizontinos e aos turistas uma visão “do belo horizonte que a cidade tem”. O gestor também afirmou que a Belotur está estudando a implementação dos equipamentos em outros pontos. “A ideia é, inclusive, levar para lugares poucos explorados”, pontuou.

Leia mais:

.

FONTES: O Tempo e Hoje Em Dia.