Blog dos alunos da Universidade Salgado de Oliveira, Campus Belo Horizonte, Curso de Direito.

Quem

A partir de agosto de 2014 inserimos no blog a seção CINCO PERGUNTAS PARA…, em que vamos divulgar alunos, professores, funcionários e colaboradores da UNIVERSO BH.

PROFESSORA INÊS MARIA DE CARVALHO CAMPOLINA –  AGOSTO/2014

InêsA professora Inês, na sede da Seccional Mineira da OAB, com o presidente Luís Cláudio

 

1 – Atualmente qual é a sua função na UNIVERSO?
.
Gestora do curso de Direito e professora da disciplina de Direito Tributário.
.
2 – Qual é a sua formação e sua rotina de trabalho na UNIVERSO? (Caso queira, diga como entrou na instituição e se exerce outras atividades).
.
Doutoranda em Direito, na área de estudo Direitos Humanos e Estado Democrático de Direito: Fundamentação, Participação e Efetividade pela Universidade Federal de Minas Gerais.
 .
Formada em Direito pela Faculdade Milton Campos e em  Administração pela FUMEC. Especialização em Direito Empresarial pela Universidade Gama Filho. Mestrado em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos. Atualmente, advogo nas áreas Cível e Previdenciária.
 .
Fui admitida como professora pela Universo em fevereiro 2006 e no mês de agosto daquele ano assumi a gestão do curso de Direito.
 .
O trabalho de gestora envolve todo o planejamento do curso, como por exemplo, elaboração da grade horária, calendário de prova e atividades complementares do curso – palestras, seminários, projetos; elaboração do projeto pedagógico do curso, dentre outras atividades.
 .
3 – O conceito no ENADE do curso de Direito da UNIVERSO BH subiu para 3 (em uma escala de 1 a 5). Qual é o significado disso e a que a senhora atribui este resultado?
 .
O ENADE é o componente curricular obrigatório, ou seja, está inserido no calendário de avaliação do curso que ocorre no intervalo de três anos. Através deste exame, o MEC verifica se a instituição de ensino superior está preparando os alunos através das competências e habilidades determinadas pela Resolução nº 9 do Conselho de Nacional de Educação que traça as diretrizes para o curso de Direito.
.
O conceito 3 significa que o curso de Direito da Universo atende aos requisitos. O corpo discente está se envolvendo  cada vez mais  no processo preparatório para o ENADE diante da crescente preocupação com o aprendizado focado principalmente na utilização do raciocínio jurídico e na interpretação e aplicação do Direito.
.
A cada semestre que passa percebo que os alunos estão mais comprometidos com a aquisição de conhecimentos jurídicos e com aspectos práticos. O comprometimento tem sido fundamental para o crescimento do curso!!
 .
4 – Considerando o atual momento político, como a senhora avalia os três principais candidatos à presidência da República?
.
O candidato que for eleito deve ter ciência da importância da reestruturação da educação com o escopo de destinar a formação crítica, estética e ética ao brasileiro. A saúde será outro tema de extrema relevância para a formação do pleno exercício da cidadania. Os três principais candidatos à presidência da República estão atentos às necessidades básicas do povo e devem manter este compromisso após a eleição.
 .
 5 – Qual é a sua mensagem para os alunos e quais as suas considerações finais?
 .
Participando na gestão do curso desde 2006,  percebo que a cada semestre é realizado um trabalho diferenciado com o escopo de atender as demandas acadêmicas do corpo discente.
Este, por sua vez, mostra-se comprometido e responsável como graduando em educação jurídica.  A avaliação do rendimento acadêmico deve ser analisada constantemente pelo aluno com o intuito de verificar a metodologia de estudos.
.
O discente deve procurar extrapolar as atividades em sala buscando na pesquisa e extensão a complementação da educação jurídica.
.
O curso de Direito, atualmente, apresenta-se extremamente adequado às necessidades do mercado, mas pensando em possibilidades de fomentar o auxílio às necessidades dos alunos, neste semestre,  iniciamos os trabalhos do projeto intitulado “Universo + 10: o (re) significar da educação jurídica”.
.
A educação é um processo e como tal deve ser constantemente repensada, reestruturada!!!
 .
Pretendemos fomentar o processo de ensino e aprendizagem, projetando o curso para os próximos dez anos,  auxiliando  o corpo discente através dos instrumentos metodológicos viáveis a formar cidadãos responsáveis socialmente e profissionais com autonomia,  capacitando-os cognitivamente para a formação do bacharelado em Direito.
Assim é construído o curso de Direito da Universo, através da participação do corpo docente e discente envolvidos no processo de aprendizagem na educação jurídica.

 

 

 

 

Anúncios

2 Comentário(s)

  1. Giselle Braga Cassimiro

    28 de agosto de 2014 às 22:54

    Profissional excepcional, de grande competência que tanto respeito e admiro.
    Dra. Inês, tenho orgulho em dizer que tive a honra de ser sua aluna.
    Desejo para ti tudo de melho! Que Deus te abençoe!

    Curtir



    • Inês Campolina

      29 de agosto de 2014 às 11:59

      Prezada aluna/egressa Giselle
      Agradeço pelas palavras!!!!!!
      O seu sucesso como profissional do Direito adveio do percurso iniciado com seriedade,dedicação e responsabilidade na graduação.
      Deus abençoe sempre você e sua família!!!!!

      Curtir



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: