Blog dos alunos da Universidade Salgado de Oliveira, Campus Belo Horizonte, Curso de Direito.

ear-64

Imbecilidade

60 é uma boa idade. Sem essa de escritor, poeta, intelectual, articulista, consultor, analista, filósofo & companhia ilimitada: cronista é cronista

Eduardo Almeida Reis

Publicação: 02/09/2013 04:00

Salvo na rubrica psiquiatria, em que significa retardo mental moderado, o substantivo feminino imbecilidade, que entrou em nosso idioma no ano de 1619, é considerado diacronismo obsoleto por Houaiss. Diacronismo, sabemos todos, é método diacrônico de estudo linguístico. Diacrônico é relativo à diacronia, que, por sua vez, significa descrição de uma língua ou de uma parte dela ao longo de sua história, com as mudanças que sofreu, vulgo gramática histórica.

O lexicógrafo, diplomata e gourmet carioca, de família libanesa, julga obsoleto o substantivo nas acepções de falta de força física, debilidade, qualidade ou condição de imbecil (idiota), ato ou dito de imbecil, ato ou afirmação que traduz falta de inteligência ou ignorância; tolice, necedade, falta de coragem, covardia, pusilanimidade. Necedade mesmo: ato, dito ou afirmação que traduz falta de inteligência ou ignorância, dito ou ação ilógica, absurda ou fora da realidade, contrassenso, disparate.

Linguinha complicada, sô. Contudo e com todo o respeito pela memória de Antônio Houaiss, peço licença para observar: obsoleto é o cacete. Nada mais atual que o substantivo imbecilidade para enquadrar na condição de imbecil, de idiota, uma infinidade, uma quantidade espantosa de brasileiros.

Por derradeiro, uma constatação: no meu tempo de menino, a ortoépia de obsoleto era /é/, mas os modernosos aceitam hoje /é ou ê/. A sinonímia é extensa: afonsino, antigório, antiquado, arcaico, bolorento, carcomido, carunchento, carunchoso, desusado, envelhecido, ferrugento, passado, rançoso, serôdio, superado, ultrapassado.

ear-65

Automóveis antigos

No mundo inteiro, automóveis antigos valem fortunas e fazem o maior sucesso. São museus, exposições, reuniões, especialistas em restauração, peças originais de reposição – uma atividade que deve movimentar centenas de milhões de dólares, entra ano, sai ano. O Google tem 2.900.000 entradas para “automóveis antigos”, o que diz bem do entusiasmo mundial pelo assunto.

Daí a ideia que me ocorreu e passo ao leitor em primeira mão: estou pensando na criação da ACA. O Houaiss tem quatro entradas para aca, mas em minúsculas. A nossa merece caixa alta: ACA, Associação dos Cronistas Antigos. Só o Estado de Minas entra com uma porção de associados. Somados aos muitos outros, de diversos jornais e revistas, seremos milhares. Corinha Rónai, que fez 60 e é do primeiríssimo time, pode entrar.

Taí… 60 é uma boa idade. Sem essa de escritor, poeta, intelectual, articulista, consultor, analista, filósofo & companhia ilimitada: cronista é cronista. Se tiver mais que 60, passa a fazer parte da ACA.

Palavra e vergonha
Pelo menos aqui na cidade em que estou morando os profissionais não têm palavra. Anteontem, o eletricista telefonou dizendo que viria hoje cedo para instalar um aquecedor na torneira do banheiro, passa das seis da tarde e o profissional ainda não apareceu nem deu satisfações. Assim como ele, todos os demais.

Que dizer, então, da falta de vergonha na cara? Noite dessas, a brilhante Eliane Cantanhêde nos contou que Marisa Letícia Rocco Casa Lula da Silva não cumprimenta o político Eduardo Paes, do tanto que o rapaz falava mal de seu marido e senhor Luiz Inácio Lula da Silva. Assim como ele, Paes, o senador Collor de Mello dizia o diabo do Deus petista, e vice-versa ao contrário, antes de se tornarem aliados.

Casos idênticos ou muito parecidos contam-se por dezenas de milhares, talvez centenas ou milhões.

O mundo é uma bola

2 de setembro de 31 a.C., na Batalha de Actium, ao largo da costa oeste da Grécia, as forças de Otaviano derrotam as esquadras de Marco Antônio e Cleópatra, o que nos permite deduzir que as forças de Otaviano eram navais. Em 1752, foi a última vez que a Inglaterra e suas colônias usaram o calendário juliano. Em 1822, reunida com o Conselho de Estado, Caroline Josepha Leopoldine Franziska Ferdinanda von Habsburg-Lothringen, ou Maria Leopoldina, assinou o decreto de Independência do Brasil.

Em 1850, o Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau funda a cidade de Blumenau. Em 1870, Napoleão III é capturado na Guerra Franco-Prussiana. Charles Louis Napoleón Bonaparte era sobrinho de Napoleão Bonaparte. Admirador da modernidade britânica, Napoleão III foi o responsável por expressivo desenvolvimento industrial, econômico e financeiro da França, como também pela reforma urbana de Paris com o prefeito Georges-Eugène Haussmann, pensando nos jornalistas mineiros que vivem passando suas férias na Cidade Luz.

Em 1962, Pelé marca o seu 500º gol. Em 1969, dois computadores trocam dados em teste da rede militar Arpanet, marcando o nascimento da internet. Não foi há mil anos, mas ainda outro dia.

Ruminanças

“Voz, visual, charme – o carisma da senhora Marina Silva é imbatível e só perde para a ministra Ideli Salvatti” (R. Manso Neto).


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: