Blog dos alunos da Universidade Salgado de Oliveira, Campus Belo Horizonte, Curso de Direito.

ear-38
Panthera onca

Eduardo Almeida Reis

Publicação: 17/08/2013 04:00

Onde se lê onca, leia-se onça ou mais precisamente onça-pintada, felino de grande porte encontrado do México à Argentina. Revista semanal encaixada num jornal carioca publica o texto de um jornalista preocupado com o fato de ser a Panthera onca espécie em extinção. Não se abre um jornal, uma revista, sem advertências sobre o aquecimento global e as espécies em extinção. Tem gente que vive disso e vive bem, como o imbecil do Al Gore.

Pois fiquem os leitores de Tiro&Queda informados de que noventa e nove por cento de todas as formas de vida que já existiram na Terra estão hoje extintas. E saibam que agora em julho, climatologistas do mundo inteiro, reunidos na Inglaterra, estavam perplexos com o fato de a temperatura da atmosfera terrestre não ter oscilado nos últimos 15 anos. Nem só de Calheiros são feitas as Alagoas. Lembro-me de ter visto palestra de um senhor barbudo, professor da Federal University of Alagoas, located in the city of Maceió (meu Google amanheceu em inglês), afirmando que este negócio de aquecimento global não existe.

O assunto é complexo e não cabe nos limites de uma crônica. De todas as poluições que vemos por aí, a que mais me preocupa é a humana. Tem gente demais e ninguém fala disso. Só a China e a Índia, somadas, andam próximas de três bilhões de almas. Pode?

Como pensar em ordem, progresso, crescimento, PIB e outras coisas indispensáveis se o Brasil ainda não começou a tratar dos esgotos? Em São Paulo, nosso estado mais rico, são pouquíssimos os municípios que tratam seus esgotos. A maioria se dá por satisfeita quando tem uma rede de tubos coletando a porqueira para despejá-la in natura no córrego mais próximo.

Volto às onças-pintadas para lhes contar uma história difícil de acreditar. Todos os leitores conhecem o felino de grande porte, mas duvido que algum, mesmo formado em medicina veterinária, já tenha cortado as unhas de Panthera onca macho adulto não anestesiado. O final da história fica para amanhã, falou?

Gregos e troianos

Filho de Diopeithes, o grego Menandro (324-291 a.C.), principal autor da Comédia Nova, última fase da evolução dramática ateniense, nasceu em Atenas de família abastada, recebeu educação caprichada e deve ter sido pupilo de Teofrasto, que não sei quem foi mas prometo apurar.

Menandro escreveu 108 ou 109 peças, numa das quais disse: “C’est toujours l’année prochaine, que le paysan deviendra riche”. Isso mesmo que deu para entender: 300 anos antes de Cristo, já seria sempre no próximo ano que o camponês ficaria rico. Onde se lê paysan, camponês, campônio, aldeão, leia-se fazendeiro produtor de leite. Não acreditei em Manandro e me ferrei, mas foi divertido.
Como prometi, acabo de aprender que Teofrasto (372-297 a.C.) foi um filósofo da Grécia Antiga, sucessor de Aristóteles na escola peripatética. Nasceu em Eresos (Lesbos) e se chamava Tirtamo, mas ficou famoso pela alcunha de Teofrasto, que lhe foi dada por Aristóteles para indicar suas qualidades de orador.

Iniciado na filosofia em Lesbos, foi para Atenas e se integrou no círculo platônico. Morto Platão, ligou-se a Aristóteles e provavelmente o acompanhou a Estagira. Era amicíssimo do historiador Calístenes, da equipe de Alexandre Magno. A partir daí a confusão é tremenda e não me devo intrometer nas vidas dos outros, quando só queria saber quem foi Teofrasto e aprendi que Aristóteles, no testamento, o nomeou tutor dos seus filhos, de mesmo passo em que lhe deixava a biblioteca e os originais dos trabalhos, designando-o sucessor no Liceu. Aristóxeno, que também não sei quem foi, ficou tristíssimo com essa decisão de Aristóteles.

Resumindo: produzir leite no Brasil é muito divertido, com a só condição de que o herói se conforme com a perspectiva de ficar rico sempre no ano que vem.

O mundo é uma bola
17 de agosto de 1808: Batalha da Roliça em Portugal. Nesse combate, que pouco estudamos no colégio, as forças anglo-lusitanas comandadas pelo tenente-general sir Arthur Wellesley enfrentaram as forças francesas comandadas pelo general de divisão Henri-François Delaborde. Mesmo obrigados a se retirar, os comandados de Henri-François cumpriram a missão de retardar as forças de Wellesley.

Neste mesmo dia, como também não estudamos na escola, terminava o Cerco de Saragoça com o fracasso dos franceses diante da guarnição espanhola e da população da cidade de Zaragoza, chamada Saragossa em inglês, Caesaraugusta pelos romanos e Saraqusta pelos berberes. Em português, a ortoépia é Saragôça, falou?

Em 1833, primeira travessia do Oceano Atlântico em navio a vapor. Em 1845, outro combate: vitória do exército pernambucano sobre as tropas holandesas na Batalha de Casa Forte. Em 1903, Joseph Pulitzer estabelece o Prêmio Pulitzer outorgado a pessoas que realizem trabalhos de excelência nas áreas de jornalismo, literatura e música. Por enquanto, se esqueceram de mim.

Em 1945, George Orwell lança o livro Animal Farm, A revolução dos bichos no Brasil, A vitória dos porcos em Portugal.

 Ruminanças

“Na idade adulta conquistei a tranquilidade do ateísmo desapegado e tolerante” (Tony Belotto).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: