Blog dos alunos da Universidade Salgado de Oliveira, Campus Belo Horizonte, Curso de Direito.


TIRO E QUEDA CelebridadesSem água do Jordão e padre popstar, os batizados católicos talvez não apaguem o pecado original. Preciso consultar especialistas no assunto

 

Eduardo Almeida Reis

Publicação: 05/04/2014 04:00

Pela Copa das Copas, a seleção da Itália ficará hospedada no Portobello Resort & Safári, em Mangaratiba, RJ, Rodovia Rio-Santos, a 100 quilômetros do Rio de Janeiro. Chegassem dois meses antes, os craques italianos teriam oportunidade de assistir à cerimônia de batismo do menino Roque, filho caçulo de Regina Casé, de 60 anos, e de Estevão Ciavatta Pantoia Franco, diretor, produtor, roteirista e fotógrafo, de 48 anos.

Regina tem a Benedita, filha de 24 anos, fruto de sua relação com o artista plástico Luiz Zerbini, com quem foi casada por 14 anos. Além da casa em Portobello, Regina Maria Barreto Casé, atriz, comediante, apresentadora de TV e publicitária predileta da Caixa, do Bolsa Família, do Minha casa, minha vida, tem residência no Rio.

Na pequena capela da casa de Mangaratiba, o batizado de Roque começou pelo padre Omar Raposo, que usou água do Rio Jordão, é o reitor do Cristo Redentor do Corcovado e vem sendo considerado o mais novo padre popstar brasileiro. Sem água do Jordão e padre popstar , os batizados católicos talvez não apaguem o pecado original. Preciso consultar especialistas no assunto. 

Fernanda Montenegro e Carolina Dickmann leram trechos do Antigo Testamento. Em seguida, Maria Bethânia, num dos momentos mais emocionantes da celebração perdida pelos craques da Itália, cantou o hino de Nossa Senhora da Purificação.

Ao som de cantigas e orações seguiu o cortejo ecumênico pelos jardins, a família do batizando usando roupas de motivos africanos com os rostos de Regina e Roque estampados, criação do artista plástico Alberto Pitta, que já desembarcou numa SPFW dizendo: “É hora de assumir nossa brasilidade”. Caetano Velloso, irmão da idosa santo-amarense que cantou o hino de Nossa Senhora da Purificação, atesta que Alberto Pitta é dos artistas plásticos mais importantes do Brasil.

Virgínia Casé, irmã de Regina, comandou a confraternização budista. Antes de chamar para o “banho de pipoca” oferecido por Pai Celinho, Arlindo Cruz, interpretou duas músicas: “O que é o amor?” e “Sorriso negro”. Se a completude é qualidade, estado ou propriedade do que é completo, perfeito, acabado, o batizado de Roque foi perfeito exemplo de incompletude pela falta do bispo Romildo Ribeiro Soares, um dos fundadores, com seu cunhado Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, e hoje o dissidente que comanda a Igreja Internacional da Graça de Deus. Sem a bênção de Romildo a oferta de Pai Celinho muito provavelmente perderá os efeitos dos banhos de pipoca. 

Narração esportiva 

De vez em quando assisto na tevê a um joguinho de futebol, preferencialmente europeu, que o nosso não vai lá das pernas. São raríssimos os bons jogadores brasileiros atuando por aqui. Quando voltam da Europa estão idosos, naquela faixa em que o sujeito é muito melhor mentindo sobre recordes sexuais do que praticando o esporte bretão.

Os jogos são narrados e comentados, às vezes por mais de um comentarista, cavalheiros que nem sempre se expressam em português fácil de entender, caso do ex-craque argentino Juan Pablo Sorín. No canal Esporte Interativo dois cavalheiros, um suposto narrador e um suposto comentarista, passam o jogo inteiro trocando ideias sobre os mais diversos assuntos, menos sobre a partida televisionada ao vivo e em cores.

Já o senhor Neto, que foi craque nos gramados, não é comentarista: é narrador-adjunto. Passa a partida inteira falando sobre o que os jogadores fizeram, deveriam ter feito, pensaram, deveriam ter pensado, enquanto o suposto narrador titular tenta acompanhar as jogadas.

Do que tenho visto por aí, o melhor narrador é o senhor Milton Leite. Os canais ESPN e SporTV têm alguns bons comentaristas, não todos, que a atividade é difícil e esbarra na opinião do telespectador, nem sempre coincidente com o comentário do profissional televisivo. 

O mundo é uma bola


5 de abril de 1722: o explorador holandês Jakob Roggeveen descobre a Ilha de Páscoa, em espanhol Isla de Pascua, em rapanui Rapa Nui (Ilha Grande) e Mata Ki Te Rangi (Olhos Fixos no Céu), uma ilha da Polinésia Oriental a 3.700 quilômetros da costa oeste do Chile. Constitui a província chilena de Isla de Pascua. Há 12 anos tinha 3.791 habitantes, 3.304 deles vivendo na capital Hanga Noa. Ilha interessantíssima pelas imensas estátuas de pedra e por tudo que se conta de lá.

Em 1764, substituindo a Lei do Melaço, o parlamento inglês aprova a Lei do Açúcar, criando novos impostos sobre o açúcar norte-americano. Em 1871, criação da cidade de Mococa, SP, onde estive uma porção de vezes. Era a terra dos saudosos Humberto Benedetti, que começou a vida como açougueiro, e de seu filho, Francisco Benedetti, catedrático de tisiologia das melhores escolas de medicina do Rio.

Em 1588 nasceu o filósofo inglês Thomas Hobbes, morto em 1679. Em 1908 nasceu o regente austríaco Herbert von Karajan, que faleceu em 1990 e continuo sem saber se é von ou van que tem inicial maiúscula. Hoje é o Dia do Propagandista Farmacêutico. 

Ruminanças

“A religião é a doença vergonhosa da humanidade. A política é o seu câncer” (Montherland, 1896-1973).

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: