Blog dos alunos da Universidade Salgado de Oliveira, Campus Belo Horizonte, Curso de Direito.

TIRO E QUEDA
Ainda hoje…
Divertia-me assistindo ao telejornal nipônico, que me deixava informado das últimas notícias sem entender absolutamente nada

 

Eduardo Almeida Reis

Publicação: 08/02/2014 04:00

Adoro quando a GloboNews anuncia: “Ainda hoje, 21h30, Navegador”. É sinal de que terei meia hora para escrever aqui no computador. Tentei assistir ao programa duas vezes: não entendi absolutamente nada. É programa feito para telespectador inteligente, o que me exclui da lista. Vi que é feito por quatro cavalheiros, uns mais, outros menos cabeludos, todos com dentes muito brancos, que se divertem sobre uma tela que faz as vezes de mesa, passam a mão na mesa-tela e aparecem números, fatos, figuras, lembrando vagamente certas mesas do kardecismo, doutrina reencarnacionista formulada por Allan Kardec (pseudônimo de Hippolyte Léon DenizardRivail, escritor francês, 1804-1869), que pretende explicar, segundo uma perspectiva cristã, o movimento cíclico pelo qual um espírito retorna à existência material após a morte do antigo corpo em que habitava, o período intermediário em que se mantém desencarnado, e a evolução ou regressão de caráter moral e intelectual que experimenta na continuidade deste processo. Navegador me lembra, também, a tevê a cabo decente que tive em BH. Havia telejornal de emissora japonesa, em japonês, com os japonismos próprios daquele povo. Divertia-me assistindo ao telejornal nipônico, que me deixava informado das últimas notícias sem entender absolutamente nada. Muito melhor do que os nossos telejornais, que nos entopem de mortes e tragédias no mundo inteiro, sem exclusão do Paquistão e do Afeganistão.

Esporte
Que é esporte? Temos o Ministério do Esporte, jornalistas esportivos, editorias de esportes, mas implico solenemente com o fato de o pôquer ser considerado esporte. Vejamos a definição de esporte no Houaiss: “Prática metódica, individual ou coletiva, de jogo ou qualquer atividade que demande exercício físico e destreza, com fins de recreação, manutenção do condicionamento corporal e da saúde e/ou competição”. Será que o pôquer está incluído em “recreação”? Soube que foi incluído como “esporte mental” pela Federação Internacional dos Esportes da Mente (Imsa), que já tem xadrez, bridge, damas, go e outros “esportes” mentais de estratégia e habilidade. José Damiani, presidente da Imsa, disse que ficou muito feliz com a inclusão do pôquer nessa lista. Quanto ao go, que ninguém conhece, é jogo nacional japonês de origem chinesa em que dois contendores dispõem alternadamente 180 pedras cada um, pretas e brancas, sobre um tabuleiro dividido em quadrados por 19 linhas horizontais e 19 verticais, procurando conquistar território. Se é assim, acho que escrever é esporte e o sujeito que escreve deve ser considerado esportista, sobretudo o cronista, que vive na corda bamba, porque desempenha função remunerada quando há milhares, milhões de candidatos dispostos a escrever de graça. Que me diz o leitor do sexo? Exige exercício físico e destreza, além de contribuir para o condicionamento corporal e a saúde. Só aí temos a inclusão de todos os meus amigos, maiores de 60, na lista dos atletas olímpicos, se fazem a milionésima parte do que dizem fazer. Tiro é considerado esporte olímpico e o Brasil teve um medalhista há muitos anos. Cá entre nós: é esporte? Sempre atirei razoavelmente e tive companheira que não errava um tiro: mosquetão, fuzil, revólver 357 magnum. Serpentes rastejando no terreiro ou no alto de uma jabuticabeira eram abatidas com um tirinho nas respectivas cabecinhas. Um dom, aptidão natural sem qualquer treinamento – e os treinos são pressupostos das atividades esportivas.

Cheiro de charuto
Afamanado jornalista festejou a redução do número de fumantes de charutos no Brasil. De repente, não gosta de cheiro de charuto e arrumou um namorado que charuteia. É verdade que o cheiro varia bastante, considerando que há charutos vendidos a R$ 1 e outros que custam mais que R$ 100 cada um. Importantes jornais têm publicado artigos com mapas coloridos mostrando que vem diminuindo o número de fumantes de cigarros neste país grande e bobo. Ótimo! Dia virá, e não deve estar distante, em que o Piscinão de Ramos, com hino, bandeira e constituição, imitará o estado norte-americano do Colorado, permitindo a venda de cigarros para “uso recreativo”. E a gente se diverte, até porque de amargo já basta o noticiário televisivo.

O mundo é uma bola
8 de fevereiro de 1314: Ismail I ibnFaraj torna-se o quinto rei nasrida de Granada, sucedendo ao seu tio Abu al-JuyuchNasr, deposto por uma rebelião. Ismail reinará até 1325 e o vosso philosopho, do tanto que tem falado da dinastia nasrida, não aguenta mais copiar o que diz a Wikipédia, mesmo porque ninguém se interessa pelos nasridas. Em 1725, com a morte de Pedro, o Grande, Catarina I assume o trono da Rússia, hoje ocupado por Vladimir Putin, que está fazendo história. Em 1919, primeira viagem aérea turística. Um avião adaptado com assentos voa de Paris para Londres levando 12 malucos novidadeiros. Em 1953, criação do Exército Popular da Coreia do Norte, que tem prestado bons serviços à família que comanda aquele país. Em 1957, o rei Saud, da Arábia Saudita, visita os Estados Unidos e obtém do governo norte-americano promessa de ajuda militar. Ainda bem que os EUA não sugeriram que as mulheres sauditas pudessem conduzir veículos automotores.

Ruminanças
“O voto deve ser rigorosamente secreto. Só assim, afinal, o eleitor não terá vergonha de votar no seu candidato” (Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, o barão de Itararé, 1895-1971).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: