Blog dos alunos da Universidade Salgado de Oliveira, Campus Belo Horizonte, Curso de Direito.

TIRO E QUEDA
Tirotecnia
Queijo é assunto seriíssimo. Em textos sumérios datados de 3.000 anos antes de Cristo há notícias de queijos moles

 

Eduardo Almeida Reis

Publicação: 12/05/2014 04:00

Se a tiromancia foi prática divinatória usada na Grécia antiga, que se utilizava de queijos ou adivinhação por meio do queijo, tirotecnia é a técnica de fabricação de queijos. Não tenho culpa se o antepositivo tir(o)-, elemento de composição, vem do grego turós,oû, ocorre já em vocábulos originalmente gregos, como tiromante, já em cultismos das biociências e significa “queijo”.

Esse “já em /…/ já em” é chiquérrimo e foi pescado no Houaiss, que sabia das coisas, porque meu objetivo neste belo suelto é falar da indústria de queijos de um país grande e bobo. Em diversas regiões francesas fabricam-se queijos Brie – Brie de Meaux, Brie Fermier, Brie Noir, Brie de Melun, Brie de Coulommiers, Brie de Montereau, Brie de Nangis e Brie Le Provins – sempre com leite de vaca, queijos que têm características próprias, rígidas, conhecidas e respeitadas há muitas dezenas de anos.

País enzoneiro, inzoneiro, onzeneiro (ver sinonímia de enganador), o Brasil resolveu batizar como Brie uma porção de queijos produzidos numa infinidade de laticínios. Ontem, numa rápida passagem pelo supermercado menos ruim aqui da aldeia, torrei 60 pratas em três queijinhos sul-mineiros batizados com o nome francês, cujo affinage, em algumas regiões da França, demora um ano. Affinage é maturação ou cura; queijo é assunto seriíssimo. Em textos sumérios datados de 3.000 anos antes de Cristo há notícias de queijos moles. Vestígios de equipamentos usados na produção de queijos, mais ou menos daquela época, foram encontrados na Europa e no Egito. Acredita-se que a fabricação de queijos remonte à domesticação das cabras e ovelhas, quando os pastores notaram que o leite azedado naturalmente se separa em coalho e soro. Escorrido, moldado e seco, o coalho se transformava em alimento simples e nutritivo. 

E o leitor, perplexo, deve estar perguntando por que resolvi falar de queijos, quando a ordem do dia pede corrupção e Copa das Copas. Ora, bolas, resolvi porque sou animal movido a queijos e virgem de corrupção. Quanto à Copa 2014, só vendo o que vai acontecer, não digo nos estádios, mas fora deles. Pela tiromancia e pela evidência dos fatos, os presságios são ruins. 

Vacunación


Acction y efecto de vacunar, em espanhol é mais chique, sobretudo agora que recebi um e-mail com as belas paisagens e construções da Espanha dividida numa porção de regiões, tem até Euskadi e Catalunya, que não se consideram espanholas – o certo é que a vacinação contra a gripe melhorou muito minha vida. Em BH, onde a descobri, ora tomava a vacina paga no Mater Dei, ora gratuita num posto de saúde próximo do apê. Dependia de uma ida ao posto da querida Ariane, que trabalhou para mim cinco anos e continua muito amiga, para ver se não havia filas. As funcionárias do posto eram simpáticas e educadas, mas ninguém aguenta fila de idosos ou quase idosos, meu caso.

Não me canso de elogiar Ariane, que aos 21 anos, quando foi trabalhar para mim, já tinha passado por… 46 patrões! Amor de moça, casada, um filhinho, bonita, cheirosa, educada, inteligente, trabalhadeira, eficiente, amiga. Seria perfeita se não fosse evangélica, mas de uma brasileira com tantas qualidades seria demais pedir que fosse ateia. Tem agora uma filhinha chamada Maria Fernanda. Era para ser Maria Eduarda, mas não foi porque já tem um tio chamado Eduardo. Toda família supimpa deve ter pelo menos um Eduardo. 

Em 2014, no dia de tomar a vacina paga, aconteceu-me fenômeno extraordinário. Ao sair do banho, tive um estalo e me lembrei de uma estante onde guardei o cartão de vacina do ano anterior. Não acredito que um cidadão normal, maior de 50, se lembre do lugar onde guardou o cartão do ano anterior. De vacina contra a gripe, bem entendido, porque as vacinas das crianças pequenas devem ser guardadas como tesouros que são.

Não acho normal que um quase idoso guarde cartões desse tipo e guardei, o que é péssimo sinal. Paciência.

O mundo é uma bola

 
12 de maio: faltam 233 dias para terminar o ano e 32 para começar a Copa das Copas. Em 1191, Ricardo I da Inglaterra, o Coração de Leão, se casa com Berengária de Navarra, filha do rei Sancho VI, de Navarra, e da infanta Sancha de Castela. Ricardo esteve comprometido com Alice de França, irmã de Felipe II. Durante o noivado, Alice preferiu a condição de amante de Henrique II, o que inviabilizou a união “por motivos religiosos” (sic). Berê casou-se com Ricardo I quando ele já era rei, mas a união não teve sucesso nem filhos. Obrou muito bem Alice de França, quando se tornou namorada de Henrique II. 

Em 1551 é fundada em Lima, Peru, a primeira universidade da América: Universidade Maior de São Marcos. Não era uma Harvard, uma Berkeley, mas foi muito anterior às nossas e ficava em Lima, no Peru. Em 1888, com nove votos contrários, a Câmara Geral do Brasil aprova a Lei Áurea. 

Em 2008, com epicentro na província de Sichuan, um terremoto mata 70 mil pessoas na China. Hoje é o Dia do Enfermeiro e do Engenheiro Militar.

Ruminanças


“Mudam de céu, não de espírito, os que transpõem o mar” (Horácio, 65-8 a.C.).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: