Blog dos alunos da Universidade Salgado de Oliveira, Campus Belo Horizonte, Curso de Direito.

TIRO E QUEDA
Mistério

Eduardo Almeida Reis

Publicação: 13/03/2014 04:00

Ao contrário do pato, que nada, anda e voa mal, certas pessoas conseguem exercer bem uma porção de atividades. O jornalista Augusto Nunes dirige redações, é cronista dos melhores e se destaca na televisão. É autor do livro A Esperança Estilhaçada, que ainda não comprei, mas li ótimo livro de outro jornalista, que não se deu bem na televisão e não tem a menor aptidão para cronista.Curioso, né? O sujeito escreve um livro muito bom e é uma lástima quando se mete a cronicar. Na tevê é desenxabido, insípido, insosso, aborrecido, monótono – sem que seja mau sujeito. Donde se conclui que as atividades são diferentes, o que não impede que alguns tenham jeito e competência para exercer três ou quatro, enquanto outros deveriam se limitar ao que sabem fazer.

Censura 
Genial amigo do philosopho, o mineiro se corresponde com brilhante jornalista paulista, que habitualmente aproveita os temas e as frases enviadas de Belo Horizonte: o montanhês é realmente um talento extraordinário. Ou, como ouviu de mim quando estive em BH pela última vez: “Você é o tipo mais parecido com um gênio que já conheci”. E olhem que convivi com criaturas geniais como o barbacenense Abgar Renault e o diamantinense Mário Brant.

A frase censurada citava um senador e um jurista, muito em evidência no final de fevereiro de 2014, e perguntava o seguinte: “Se a gente comentar o jeitão do senador Fulano e do ministro Beltrano é crime de homofobia?”. Os nomes do senador e do jurista eram citados, motivo pelo qual o jornalista dois-correguense censurou a pergunta: dá processo. O ministro é casado e a Wikipédia é omissa quanto ao estado civil do senador, mas casamento no Brasil não quer dizer nada. No tempo de antigamente, “Barca da Cantareira” era o apelido de muitos maridos. A embarcação fazia o trecho Rio-Niterói e atracava pela frente e por trás.

Encontro no Google, Dicionário do Povo: “Bissexual, no Rio também se usa, embora pouco, ‘barca da cantareira’ porque atracava pela frente e por trás. Não sei se as atuais barcas para Niterói ainda operam assim, mas isso não importa, porque o termo era local e, mesmo no Rio, pouco usado”.

Parentesco 
Advogado, médico ou engenheiro você é um vitorioso na profissão. Tem imenso escritório, consultório movimentado ou construtora atuante. Mas tem um irmão, formado na mesma profissão, que é um bandido. Irmão de pai e mãe, sujeito nascido para desagregar, caluniar, fofocar, malquisto pela coletividade, borderline, talvez sociopata, um tipo que deveria estar morto ou na cadeia. Sai dessa, caro e preclaro leitor.

Que fazer? Como irmão, você não pode e não deve abandonar um filho de seus pais, que, sem a sua ajuda e proteção, já estaria eliminado. Protegendo-o, empregando-o, você conspurca seu escritório, seu consultório, sua construtora. Enquanto philosopho, confesso que não sei o que faria se estivesse na sua situação.

O mundo é uma bola 

13 de março de 624: Batalha de Badr, a primeira grande batalha entre os seguidores de Maomé e os coraixitas, integrantes da tribo árabe dominante na cidade de Meca quando surgiu o islamismo. Era a tribo a que pertencia a linhagem de Maomé e foi a primeira a liderar a oposição inicial à sua mensagem. Como sabe o leitor, o nome árabe coraixita costuma ser transliterado em caracteres latinos de diversas maneiras, entre as quais qoraish, quraysh, koraich e qurays.

Em 1138, o cardeal Gregório Conti é eleito o antipapa Vitor IV, sucedendo a Anacleto II. Em 1639, o New College, em Cambridge, Massachusetts, muda o nome para Harvard College em homenagem ao pastor congregacional calvinista John Harvard. Ai do jornalista brasileiro que escreva Universidade de Harvard. Recebe dezenas de e-mails de “homens de Harvard” dizendo que o nome é Universidade Harvard, sem o “de”.

Em 1765, autorizada a criação de fábricas de relógios em Portugal. Em 1820, os jesuítas são banidos do império russo. Em 1881, o tzar Alexandre II da Rússia é assassinado perto do seu palácio por um grupo radical que exigia governo constitucional. Pelo Calendário Juliano, em uso na Rússia naquela ocasião, a data é 1º de março.

Ruminanças 
“O silêncio é um amigo que nunca trai” (Confúcio, 551-479 a.C.).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: