Blog dos alunos da Universidade Salgado de Oliveira, Campus Belo Horizonte, Curso de Direito.

TIRO E QUEDA
Liberdade
Afinal, a quem pertence o grupo tido como o maior exportador de carne do mundo?

Eduardo Almeida Reis

Publicação: 14/03/2014 04:00

Descreio dos resultados da liberdade de imprensa diante do que tenho visto por aí. A censura é um horror, mas a liberdade, o fato de o leitor ou telespectador ser informado de um monte de crimes da maior gravidade no Brasil não apresenta resultados práticos.Ainda agora tivemos notícia de pilotos que andam avoando depois de fraudar suas habilitações na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O Jornal da Band, edição de 28 de fevereiro, deu o nome de um comandante que pilota os jatos da TAM depois de fraudar a tal carteira da Anac. Ora, a TAM é uma das grandes empresas que avoam por aqui, tem uma porção de voos internacionais e a denúncia, com o nome do comandante, é de uma gravidade que deveria parar o país onde tudo continua como dantes no Quartel de Abrantes.

Todo mundo viu os vídeos e as fotos do piloto de helicóptero pilhado transportando 450 quilos de cocaína. O cidadão tem uma escola de pilotagem em São Paulo e seria um dos articuladores das fraudes na Anac, que permitem pilotar aeronaves sem habilitação. Pode? Isso é admissível em qualquer país, dos quase 200 reconhecidos pela ONU?

Com os motoristas de automóveis, caminhões e carretas acontece a mesma coisa – e não é de hoje. Ainda agora a imprensa noticiou a venda de carteiras em Goiás a preços que variavam de R$ 500 a R$ 4.500. Carteira comprada por dois mil dólares deve permitir que o comprador dirija ônibus internacionais, mesmo sem habilitação para conduzir carroças tiradas por um só quadrúpede.

Se o leitor tiver tempo e paciência para arquivar denúncias gravíssimas, com os nomes, os endereços, os crimes praticados, verá que dá em nada. Que fim levou a namorada que mandava e desmandava, que voava em avião da FAB sem constar na lista de passageiros, que foi vista depositando milhões de euros num banco europeu?

Afinal, a quem pertence o grupo tido como o maior exportador de carne do mundo? Admitamos que pertença ao jovem Midas da Silva. E daí? Dá alguma coisa? De que nos adianta saber que a Assembleia de Minas é a mais cara do Brasil? Todos vimos, todos soubemos dos contracheques recebidos por alguns de seus ilustres funcionários. Deu alguma coisa?


Trabalho

O calendário de 2014 anuncia feriadão para ninguém botar defeito: 18 de abril é sexta-feira da Paixão, antes do sábado de Aleluia, do domingo de Páscoa e da segunda-feira 21 de abril, feriado de Tiradentes, o “herói menor” da Inconfidência Mineira, na opinião do historiador inglês Kenneth Maxwell, que agora se dedica a contar dos namorados brancos, pardos e negros que arranjava no Brasil, rapazes excelentíssimos.

Consultada a folhinha, ouso dizer que a quarta-feira, 23 de abril, é um bom dia para o brasileiro começar a trabalhar sem esquecer o fato de que durante a Copa das Copas vai parar tudo. Dia 13 de julho, domingo, teremos a final no Maracanã entre as seleções da Alemanha e da Espanha, ou entre a Argentina e a Alemanha. Claro que ninguém vai trabalhar dia 14, segunda-feira. Julho tem sido mês de férias escolares.

Que tal começar em agosto? Dia 1º cai numa sexta-feira, véspera de sábado e domingo. Fica, portanto, estabelecido que o Brasil deve começar a trabalhar com afinco, firmeza, perseverança e aferro na segunda-feira 4 de agosto, dia de São João Maria Batista Vianney ou Santo Cura d’Ars (1786-1859), autor, entre outras, das seguintes pérolas: “Deixai uma paróquia vinte anos sem padre: ali se adorarão os animais” e “De que vos serviria uma casa cheia de ouro se não tivésseis ninguém para vos abrir a porta? O sacerdote tem a chave dos tesouros celestiais: é ele que abre a porta”.


O mundo é uma bola 

14 de março de 1309: Abu al-Juyuch Nasr ascende ao trono do reino nasrida de Granada após a deposição de seu meio-irmão Maomé III. Reinará até 1314. Dia desses, o jovem brasileiro Felipe Nasr assinou contrato como piloto de testes da equipe Williams de Fórmula 1. Nascido em Brasília, Luiz Felipe de Oliveira Nasr é um nasrida brasileiro: tomara que reine na Fórmula 1.

Em 1492, a rainha Isabel I, de Castela, ordena a seus súditos judeus e muçulmanos que se convertam ao cristianismo, sob pena de expulsão do país. Em 1794, Eli Whitney recebe a patente do descascador de algodão, invenção que revolucionou a indústria algodoeira dos EUA.

Em 1964, um júri em Dallas, Texas, considera Jack Ruby culpado por assassinar Lee Harvey Oswald, suposto assassino de John F. Kennedy.

Em 1985, Tancredo de Almeida Neves, presidente-eleito do Brasil, é internado em um hospital de Brasília na véspera de sua posse, onde se submete a uma operação abdominal. Em seu lugar assume a presidência o vice José Sarney. Tancredo morreria no dia 21 de abril do mesmo ano.

Em 1847, nasceu o poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves, que morreu em 1871.

Ruminanças 
“Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?” (Confúcio, 551-479 a.C.).

 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: