Blog dos alunos da Universidade Salgado de Oliveira, Campus Belo Horizonte, Curso de Direito.

Tiro e queda
 
É verdade que fiz um júri e absolvi um brasileiro que tinha a mania de atirar nos traseiros das brasileiras que encontrava pelas ruas do seu bairro

 

Eduardo Almeida Reis

Publicação: 15/03/2015 04:00

Especiais
.
Invejoso das séries especiais do Jornal da Band, o Jornal Nacional produziu uma série sobre educação exibida ao longo de seis edições. Realmente, a série foi especial porque não resolveu nem minimizou os problemas da educação no Brasil e roubou audiência da rede de tevê. Na Globo deve roubar menos, porque a humanidade está de olho no capítulo da novela que vem logo depois, mas na Band a debandada do telespectador pensante deve ser total, considerando que o horário seguinte costuma ser vendido ao piedoso bispo R. R. Soares, que, entre outras virtudes, tem a de ser cunhado do bispo Edir Macedo.
.
Residente em Itaúna, leitora amiga mandou-me e-mail sobre diversos assuntos, destacando pequeno anúncio publicado na página 9 de nossa edição de 8 de fevereiro: “Procura-se garotas de programa evangélicas. Excelente moradia! Tratar com a senhora Ima”.
.
Só pode ser maldade de alguém que não goste dos milhões de evangélicos brasileiros. Considerando que nossa população ateia é da ordem de 7%, todas as garotas de programa dos 93% restantes, que não forem ateias, têm alguma religião ou mais de uma, como temos visto por aí.
.
Ilustre professor mineiro, muito rico, me contou que se relacionou com bela mineira evangélica, que nunca foi garota de programa. O relacionamento tinha tudo para ser um sucesso, não fosse a mania da moça de orar em voz alta antes e depois do congresso sexual, exigindo que o namorado também orasse. Convenhamos em que, orando, perde a graça.
Fator RH
.
Como sabe o leitor ou saberia se consultasse o Google, o fator Rh é um dos dois grupos de antígenos eritrocitários de maior importância clínica envolvido nas reações transfusionais hemolíticas e na DHRN ou eritroblastose fetal. Sua determinação, juntamente com a dos antígenos pertencentes ao sistema ABO no procedimento laboratorial denominado Tipagem Sanguínea (ABO e Rh) – ou simplesmente Tipagem Sanguínea – é obrigatória antes de qualquer transfusão sanguínea.
.
Acontece que não quero falar do fator Rh, mas do Fator RH, de Recursos Humanos, as duas letras maiúsculas. Faz tempo que não existe empresa sem departamento de RH, as contratações dependem do pessoal da área de RH, o assunto é sério e está sendo transformado em ciência.
.
O marido de dona Marisa, pernambucano que vocês elegeram e reelegeram presidente da República Federativa do Brasil, é analfabeto, boquirroto e esperto, mas em matéria de RH é muito mais que um imbecil completo. Basta ver a turminha escolhida por ele para os maiores postos do PT e adjacências. Sim, porque o Partido dos Trabalhadores não se contenta com os seus e conta com os adjacentes tipo Valdemar da Costa Neto, tão ruins quanto.
.
Dirceu, Rousseff, Genoíno, José Nobre, André, Gleise (ao menos é bonitinha), Gilbertinho, as ministras, Tarso e a filha do Tarso, hoje extraviada, Vicentinho, Delúbio, Vaccari, Marta Suplicy Favre – a lista é tão grande que tomaria duas páginas do jornal em letrinhas miúdas. Evidentemente, não posso perder tempo com esse tipo de gente. Ficou faltando Erenice. Que dizer de um presidente que nomeia Erenice Alves Guerra ministra-chefe da Casa Civil?Fotos
.
Um colega de faculdade, que sempre tive na conta de amigo, mandou-me fotos coloridas do último jantar de comemoração de nossa formatura. Restam 25 ou 30 colegas no Rio em condições de festejar a data e a turma tinha 300, metade no turno da manhã, metade lutando contra o sono à noite. É triste, mas é verdade: diante das fotos confirmo que a gente envelhece nos outros.
.
O último jantar a que compareci foi o dos 25 anos de formatura, ainda havia muita gente, as colegas mostrando fotos dos netinhos, os colegas desembargadores. Sentei-me ao lado de um desembargador muito sério, muito grave, que me disse: “Tenho lido as sentenças prolatadas pelo caro colega”. Acontece que o caro colega jamais prolatou uma sentença e encerrou sua carreira de operador do direito ao cabo de quatro dias advogando para o Sindicato dos .
.
Padeiros do Estado da Guanabara.
.
É verdade que fiz um júri e absolvi um brasileiro que tinha a mania de atirar nos traseiros das brasileiras que encontrava pelas ruas do seu bairro, crime pelo qual já estava preso, mas levei para me ajudar na defesa um professor de direito penal. Hoje seria facílimo absolver o atirador comparando-o ao ilustrado além-paraibano Zuenir Ventura, da Academia Brasileira de Letras, que vive escrevendo sobre a bunda de Paolla Oliveira.
.
O mundo é uma bola
.
15 de março de 1147: dom Afonso Henriques conquista Santarém aos mouros, o que não impediu Portugal de ter o lindo fado Mouraria e nos poupou o sacrifício de falar uma língua da família camito-semítica, complicada como ela só.
Em 1789, Joaquim Silvério dos Reis, que não era meu parente, entregou ao Visconde de Barbacena sua carta denunciando os inconfidentes mineiros. Em 1956, estreia na Broadway o musical My fair lady.
Em 1975, ocorre a fusão dos estados brasileiros do Rio de Janeiro e da Guanabara. Em 1990, toma posse na Presidência da República Federativa do Brasil o jovem Fernando Affonso Collor de Mello, com os resultados vistos e sabidos. Hoje é o Dia da Escola.Ruminanças
“Não vos vinguei, esperai que vos vinguem, e sereis vingado” (Marquês de Maricá, 1773-1848).

 

 

TIRO E QUEDA
Conforto
Pensei comprar um condicionador de ar, 10 prestações de R$ 200, mas acabei descobrindo um jeito de ter conforto térmico. Como? Janelas abertas

 

Eduardo Almeida Reis

Publicação: 25/02/2015 04:00

 

No Rio, estudando e trabalhando engravatado, conheci o Dr. Rezende, médico mineiro que pesquisava na área de clima da Organização Mundial de Saúde (OMS) e me disse que os ternos claros diminuíam a sensação térmica dos engravatados em três graus e que os sujeitos de camisa esporte baixavam dois graus na sensação se tivessem as camisas para fora das calças. Deu para entender?

Com a onda de calor de janeiro, que assustou os habitantes deste país grande e bobo, muitas repartições cariocas autorizaram seus operosos funcionários a trabalharem de bermudas. A providência vai de encontro – isto é, se choca, contraria – àexperiência milenar dos cavalheiros e damas que residem nos desertos muito quentes durante os dias, muito frios durante as noites. Por isso, as pessoas usam aqueles camisolões brancos que as protegem do calor diurno mantendo seus corpos em temperaturas “normais”, de mesmo passo em que as protegem à noite do frio excessivo.

Devo ter escrito um monte de besteiras nas primeiras 159 palavras deste belo suelto, mas o fato é que sofri com o calor excessivo que se abateu sobre o meu tugúrio. A partir de duas horas da tarde pelo horário brasileiro de verão, 29 ou 30 graus no termômetro da sala. Detesto frio depois de morar quatro anos numa das fazendas mais frias do planeta, mas descobri que 29ºC estão acima de minha zona de conforto térmico.

Pensei comprar um condicionador de ar, 10 prestações de R$ 200, para funcionar 15 dias por ano, mas acabei descobrindo um jeito de ter conforto térmico 12 horas por dia, entre as 10h da noite e as 10h da manhã. Como? Janelas abertas. O sistema funcionou, apesar das advertências de um querido amigo, Ph.D em medicina, que me advertia pelo interurbano: “Cuidado com a chikungunya! Cuidado com o morcego hematófago!”. Em medicina, professores doutores podem ser assustadores.

Missão

Fenômeno raro na administração pública brasileira, a nova presidente da Copasa é bonita e alfabetizada. Os mineiros desejam que seja bem-sucedida na função que lhe foi confiada. Captação, tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos são processos conhecidos e praticados no mundo civilizado. Missão difícil, mesmo, será acomodar o ilustre mineiro Tilden Santiago num cargo à altura de sua reputação. Sugiro uma diretoria de Assuntos Celestiais que ponha o padre Tilden em contato com o Criador, responsável, em última análise, pelas chuvas nos lugares e nas horas certas, sem as quais é impossível captar, tratar e distribuir águas.

Nascido para supremo pontífice, que deveria anteceder o papa Francisco na função de primeiro papa sul-americano, padre Tilden foi atraído pelos prazeres da carne, da política partidária e se destacou. Embaixador brasileiro em Cuba de 2003 a 2006, durante o primeiro mandato do pai do Lulinha, encantou os cubanos, agilitou as malas diplomáticas, elogiou o fuzilamento de três ilhéus capturados quando tentavam fugir de Cuba.

O governo Rousseff, que condena o fuzilamento de traficantes na Indonésia, país de população maior que a nossa, com uma taxa de homicídios por 100 mil habitantes muito menor que a brasileira, não apoia os elogios do embaixador do pai do Lulinha, padre que justificava o abate de fugitivos do paraíso, de mesmo passo em que agilitava as malas diplomáticas.

Deputado federal (PT-MG) de 1991 a 2003, PSB de 2008 até hoje, Tilden José Santiago é mais que um cidadão brasileiro, é uma instituição nacional e como tal deve ser aproveitado para o bem de todos e felicidade geral da nação. Tenho dito e mais não digo para evitar que se conspurque este espaço imaculado de nossa mídia impressa.

O mundo é uma bola

25 de fevereiro de 1308: coroação de Edward II como rei da Inglaterra. O xará foi um dos responsáveis pela divisão do Parlamento Britânico em Casa dos Comuns e Casa dos Lordes. Em 1551, o papa Júlio III cria a diocese de Salvador, Bahia. Em 1570, o papa Pio V excomunga a rainha Elizabeth I da Inglaterra. Excomungada, a rainha viveu até março de 1603, a Inglaterra conheceu o Período Elisabetano e o mundo herdou William Shakespeare e Christopher Marlowe (1564-1593) renovador do teatro com a introdução de versos brancos, estrutura que seria utilizada por Shakespeare. Marlowe foi assassinado ainda jovem numa briga de taberna. Só aí tivemos Júlio III criando a diocese soteropolitana e Pio V excomungando Elizabeth I. Hoje, nosso belo papa Francisco fala pelos cotovelos.

Em 1836, o norte-americano Samuel Colt patenteia o primeiro revólver. Em termos históricos foi “outro dia”. Em 1869, abolição da escravatura em todos os domínios portugueses. No ano seguinte, o republicano Hiram R. Revels, representando o estado de Mississippi, foi o primeiro negro eleito para o Senado norte-americano. Em 1942, mais de 100 mil pessoas avistam estranhos objetos sob os céus de Los Angeles, Califórnia. O episódio ficou conhecido como Batalha de Los Angeles, porque foram disparados vários mísseis contra os objetos, sem nenhum efeito.

Ruminanças

“Nascer em certos estados brasileiros é mácula difícil de apagar” (R. Manso Neto).

TIRO E QUEDA
Pau de selfie
O assunto suscita a seguinte pergunta: como guardar o seu pau de selfie?

 

Eduardo Almeida Reis

Publicação: 23/02/2015 04:00

Ao arrepio do resto da humanidade, ainda não comprei um pau de selfie nem vou comprar. Na imbecilérrima interação com os telespectadores, virou moda em nossos canais de tevê a exibição das fotos imbecis tiradas com os paus de selfie, com as frases não menos idiotas dos fotografados. O assunto suscita a seguinte pergunta: como guardar o seu pau de selfie? Nos aviões, não podiam viajar na cabine com os seus proprietários, mas agora podem. Separar o pau de selfie do seu dono soava como amputação.
.

Em casa, presumo que fiquem guardados nos armários. Presumo, outrossim, que a posição no armário ou na cômoda seja irrelevante, ao contrário do que se diz do ato sexual em que certas posições podem ser perigosíssimas. Passo a palavra ao noticiário: “RIO – Homens, cuidado! É bom ficar atento quando sua parceira – principalmente se for brasileira – sugerir que ela fique por cima durante a relação sexual. Segundo o periódico britânico The Independent, essa posição é a culpada pela metade das fraturas penianas. Os autores da pesquisa, publicada originalmente no jornal Advances in Urology, analisaram os casos de 44 pessoas em três hospitais de Campinas, São Paulo, num período de 13 anos.
.

Uma das justificativas é justamente o fato de a mulher estar controlando o pênis com todo o peso de seu corpo – o que torna complicada a tarefa de interromper a penetração se algo sair fora do planejado. Ela, geralmente, sai do incidente sem sequelas. Mas ele… De acordo com a pesquisa, 50% dos pacientes ouviram um estalo e sentiram dor após a ‘colisão’. A maioria consultou um médico nas próximas cinco ou seis horas seguintes. O estudo ainda informou que a posição mais segura para o homem seria a do ‘missionário’. Ou seja: quando ele está por cima. Os cientistas deixaram claro que esse tipo de lesão não é comum, mas causa um certo constrangimento”.
.

Putzgrila! Um certo constrangimento… Imagine o caro e preclaro leitor o tipo de lesão que possa causar real constrangimento. O texto, que transcrevi ipsis litteris, tem um monte de besteiras como “próximas cinco ou seis horas seguintes”, mas vai assim mesmo porque a notícia é preocupante. 

Craques
Não sou crítico literário. Não entendo de literatura. Duvido que o leitor aponte um só trecho em que o seu philosopho se identifique, se apresente como escritor. Sempre disse que sou autor de livros, porque gosto de escrever e tenho 20 publicados. Só isso.
.

Acontece que recebo livros escritos por amigos e é justo que fale deles. Os últimos foram três, de uma trinca de craques, que li e gostei. Pela ordem de chegada, aqui vão. O primeiro, Casco vazio de ser humano – Crônicas de morte, foi escrito pelo médico Neif Musse, cardiologista e geriatra, professor de medicina que adora lidar com terra, produz mudas de plantas, árvores, hortaliças e flores, cultiva minhocas, cria cachorros, faz dança de salão e o seu dia dura mais que 24 horas, foi vivamente recebido e elogiado por Affonso Romano de Sant’Anna, o que diz tudo e mais alguma coisa.
.

O segundo, Conversa/entrevista com Fernando Pessoa, foi escrito por Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza, querido confrade na Academia Mineira de Letras, professor de direito constitucional há mais de 40 anos, redator da constituição de Timor Leste, país vizinho da Indonésia hoje conhecida por fuzilar brasileiros traficantes de drogas. Ricardo nasceu em BH e é o mais português dos brasileiros, todo ano visita Ponte de Lima, terra dos Malheiros avoengos, e produziu obra-prima nessa conversa/entrevista com o finado Pessoa.
.

O terceiro, Rio da lua, tenha medo, tenha muito medo, romance da lavra do escritor Renato Zupo, magistrado no Araxá, velho amigo que não conheço pessoalmente, escritor de alevantadas qualidades intelectuais. Claro que tenho muito medo depois de ler crônicas de morte e uma conversa/entrevista com um poeta morto em 1935, quando Ricardo Fiuza ainda não tinha nascido na capital de todos os mineiros. Fica o registro. 

O mundo é uma bola

23 de fevereiro de 1797: todos os detentores de bens da Coroa portuguesa e os herdeiros de morgados ou capelas passam a ter que servir no Exército ou na Marinha, sob pena de devolução dos bens. Algo inimaginável, hoje, num país grande e bobo, em que os detentores de meia dúzia de reais sempre dão um jeito de escapar do serviço militar.
Em 1861, o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, chega secretamente a Washington para assumir a Ppresidência, depois de escapar de um atentado em Baltimore. Em 1911, os bispos portugueses contestam as medidas anticlericais da Primeira República: a expulsão das congregações, a lei do divórcio, a criação do registro civil e o fim do juramento religioso nos tribunais. Em 1954, o imunologista norte-americano Jonas E. Salk apresenta a vacina para a poliomielite. Hoje é o Dia da Sedução, do Boticário, do Rotariano e do Surdo, bem como do Surdo-Mudo.

Ruminanças
“O criador do Jeca (Monteiro Lobato) era um patriota da melhor marca, tanto ou mais que aqueles que o censuravam por ter apresentado em toda a sua fealdade e miséria o nosso elemento humano e subumano” (Eduardo Frieiro, 1892-1982).

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: