Blog dos alunos da Universidade Salgado de Oliveira, Campus Belo Horizonte, Curso de Direito.

TIRO E QUEDA
Maledicência
A opinião pública fala durante cinco dias, enquanto a família se queixa pelo resto da vida

 

Eduardo Almeida Reis

Publicação: 18/05/2014 04:00

Difamação é coisa que muito me aborrece. Ainda agora, com o título “O amor é lindo”, circula na internet a foto de uma senhora ministra com o seu jovem namorado, subtenente músico do Exército, que viajou por conta do governo para opinar em Moscou sobre a compra de armamentos de guerra para o Brasil. Diz a nota que o rapaz nada entende do assunto.
Quanta maldade! Armas russas incluem canhões e não há ninguém no Hemisfério Sul que entenda mais de canhões do que o rapaz que dorme com um deles. O resto é vontade de maldizer.

Maluquices – Ao contrário do sertanejo, que é antes de tudo um forte e não tem o raquitismo exaustivo do mestiço neurastênico do litoral, o pufe é antes de tudo um pufe, espécie de assento baixo, geralmente de forma circular e acolchoado. Tenho dois: um comprado há três anos por 45 reais, outro comprado há três meses por 40 pratas. Servem para apoiar os pés, sobretudo agora que tenho ordem médica para levantar as patas.


Azul é a cor da moda: até aí, tudo bem. Meu pufe de 40 reais é azul; o antigo é forrado com um tecido que imita padrões escoceses. Gosto muito. Durante séculos bebi uísques escoceses e sempre desejei, até hoje sem sucesso, forrar uma parede com aqueles tecidos.


Maluquice, mesmo, é a notícia de um pufe azul Orb, Way Design, por R$ 5.727,00. Ninguém pode ter a coragem de botar os pés sobre cinco mil setecentos e vinte e sete reais. Pufe Orb implica traseiro exuberante, com o da grande pensadora moderna Valesca Popozuda, para assentar os 1.100 mililitros de silicone que transporta em cada nádega.


Para fazer pendant com o pufe Orb, a grande pensadora, que talvez tenha um livro em casa, pode comprar uma estante (azul) Funny, que custa R$ 2.900,00, alta, estreita para comportar no máximo 50 livros, mesmo assim com o risco de se desmanchar. É como diz o doutor honoris causa: o pessoal perderam a noção das coisas. A gente vê e lê. Fazer o quê? 
 
Confusão – Bastou que me decidisse pela montagem de um blog parecido com o do nosso Jaeci Carvalho, para Cora Rónai publicar, dia 18 de abril, o texto intitulado: “Sim, abandonei meu blog”. Em seguida, disse: “Antes que nos déssemos conta, as ideias migraram da blogosfera para as redes sociais. Valeu a troca?”. Em matéria de crônicas, Corinha é das raras referências nacionais, salvo quando fala das capivaras nascidas na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde mora, e dos gatos que tem no seu apartamento.


O jardineiro de Cícero, figura máxima da Latinidade Clássica, teve a fortuna de não conhecer capivaras, mas dizia dos filhos e dos puns alheios: Filii ac peditta, solum nostros. Isso que deu para entender: filhos e traques, só os da gente. Gatos alheios fazem parte da lista dos seres e dos cheiros insuportáveis.


Em verdade, a constatação não é do jardineiro ciceroniano, mas do Juca, um filósofo que trabalhava como escrevente do Cartório Márcio Braga. Sempre tive com o advogado Márcio Baroukel de Souza Braga relações muito cordiais. Ainda me lembro de que o encontrei na bilheteria do cinema Metro Copacabana, poucos dias antes de Juscelino Kubitschek assumir a presidência da República.
Sabendo-o noivo de uma sobrinha do Juscelino, comentei: “Você está feito: tesoureiro do Ministério da Fazenda”. E ele, honestamente: “Estou esperando coisa melhor”. Assisti ao filme pensando no que poderia ser melhor do que o cargo de tesoureiro do MF. Pouco tempo depois, Márcio ganhou um dos melhores cartórios do Rio. Consta que JK teria justificado a doação ao sobrinho postiço: “A opinião pública fala durante cinco dias, enquanto a família se queixa pelo resto da vida”.

O mundo é uma bola – 18 de maio de 1012: eleição do papa Bento VIII. Tornou obrigatório o celibato dos padres. Tentou controlar, através de leis, a simonia e o dolo. Morreu em 9 de abril de 1024. Simonia é compra ou venda ilícita de coisas espirituais, como indulgências e sacramentos, ou temporais ligadas às espirituais, como os benefícios eclesiásticos. Acho que o dolo ocorre quando o indivíduo age de má-fé, sabendo das consequências que possam vir a ocorrer e o pratica para de alguma forma beneficiar-se de algo.


Em 1152, casamento de Henrique II, da Inglaterra, com Leonor, duquesa da Aquitânia, umas mulheres mais ricas e poderosas da Idade Média. Foi casada com Luís VII, da França, e com Henrique II. Teve 10 filhos. Nasceu em 1122 e morreu em 1204.


Em 1804 Napoleão Bonaparte é coroado imperador da França, passando a chamar-se Napoleão I. Em 1910, a Terra passa pela cauda do Cometa de Halley, com todo o respeito, naturalmente.
Em 2007 foram sacrificados 4 mil frangos no distrito de Jaldhaka, em Bangladesh, depois que as autoridades sanitárias detectaram mais um foco de gripe aviária. Em 1883 nasceu Eurico Gaspar Dutra, que foi presidente do Brasil, não roubou e morreu em 1974. Hoje é o Dia da Vidreiro e o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 Ruminanças – “No vinagre está todo o mau humor do vinho” (Ramón Gómez de La Serna, 1888-1963).


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: