Blog dos alunos da Universidade Salgado de Oliveira, Campus Belo Horizonte, Curso de Direito.

TIRO E QUEDA
Evolução
Advogados modernos deram para distribuir benções

 

Eduardo Almeida Reis

Publicação: 19/05/2014 04:00

Em Goiânia, Thaise Cristiane de Abreu Prudente e Michelle Almeida Generozo Prudente são casadas e mães de Helena, que já saiu da maternidade com duas mães na DNV, Declaração de Nascimento Vivo. Helena foi gestada por Thaise com óvulo de Michelle, fecundado por doador anônimo. A juíza da 6ª Vara de Família de Goiânia, Vânia Jorge da Silva, autorizou o registro de Helena com duas mães, argumentando que o formato das famílias se alterou e que os filhos dos casais homoafetivos fazem parte dessa evolução.

A advogada Cinthya Barcellos, vice-presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), comemorou a decisão da juíza de Goiás dizendo que atualmente, para ter direito à dupla maternidade ou à dupla paternidade, os casais homoafetivos precisam recorrer à Justiça. Cinthya foi ao casamento de Michelle com Thaise “e lhes deu uma benção especial”, diz a notícia publicada no Globo do dia 18 de abril. Advogados modernos deram para distribuir benções.

O Maranhão e a ciência trataram de mostrar como acompanham essas novidades. O estado superiormente administrado pela governadora Roseana Sarney tem o Rancho Hedônia, do senhor Fábio Franco, clube que fica em São José de Ribamar, o terceiro município mais populoso do Maranhão. O Rancho Hedônia (hedonismo = dedicação ao prazer como estilo de vida) recebe sócios g0ys (assim mesmo, com zero no lugar do a), homens que ficam com outros homens, mas dizem não ser gays.

E a ciência entra na conversa com uma “novidade evolutiva” citada pela publicação Current Biology: nas cavernas extremamente secas do Brasil, os cientistas descreveram quatro espécies de insetos do gênero Neotrogla, que se alimentam de fezes de morcegos e cujas fêmeas têm uma espécie de pênis, enquanto os machos têm cavidade semelhante a uma vagina. As fêmeas introduzem seus “órgãos intromitentes” nas cavidades dos machos em sessões que duram de 40 a 70 horas!

Kazunori Yoshizawa, entomologista da Universidade Hokkaido, no Japão, afirmou por e-mail que “a evolução de novidades como um pênis feminino é excepcionalmente rara. É por isso que fiquei realmente surpreso ao ver essa estrutura”. Os insetos Neotrogla são pequenos, de 2,7 a 3,7 milímetros, e muito parecidos com as moscas, exceto pelas genitálias. Donde se conclui que Kazunori Yoshizawa não conhece os travestis brasileiros.

 Desavenças 

Nada mais chato e mais constrangedor do que as brigas por escrito entre colaboradores de um mesmo jornal. Não concordo com as opiniões de alguns colaboradores aqui do jornal, como sei que muitos não concordam comigo. De minha parte, resolvo o problema evitando lê-los para não me aborrecer. Fio que façam a mesma coisa, porque não escrevo para agradar ninguém.

O “filósofo” Francisco Bosco anda às turras com o economista Rodrigo Constantino e vice-versa. Não sei quem começou a contenda, que não aproveita a nenhum dos dois. Ambos têm o direito de pensar, de ter ideias, de expressar suas opiniões. A partir do momento em que um se dedica a falar mal do outro, que revida na mesma moeda, perdem os dois, e perdem os leitores.

 Materiais 

Na sexta-feira da Paixão, os jornais anunciaram quatro materiais que mudarão o mundo: grafeno, teia de aranha, metamateriais e estaneno. O estaneno, folha de estanho de um milímetro de espessura, isolante de um lado e condutora do outro, ainda não existe: foi projetado por Shoucheng Zhang, da Universidade de Stanford. Os metamateriais estão sendo desenvolvidos em laboratório com as mais diversas finalidades, como, por exemplo, tornar os objetos “invisíveis” graças aos avanços na nanotecnologia.

A força e a flexibilidade das teias de aranha fascinam os cientistas. Fios feitos de um biopolímero conhecido como “aquamelt” podem ser enredados com muito mais facilidade que os plásticos, que precisam ser aquecidos e resfriados. Difícil tem sido produzir o aquamelt em larga escala, mas a teia de aranha propriamente dita, se interessar à ciência, existe de sobra aqui no escritório onde componho, sem aquamelt, estas bem traçadas linhas.

Já escrevi nesta coluna sobre o grafeno, folha de grafite, a estrutura de carbono usada nos lápis, com um átomo de espessura, material extremamente forte, flexível, além de transparente, altamente condutor e muito barato, que deve ter larga aplicação nas novas gerações de aparelhos eletrônicos.

O mundo é uma bola 

19 de maio de 1769: ao fim de três meses de contenda entre as facções favoráveis e contrárias aos jesuítas, o conclave elege o cardeal Lorenzo Ganganelli, nascido Giovanni Vincenzo Antonio Ganganelli, da facção contrária aos jesuítas, que adota o nome de Clemente XIV. Clemente XIV, o Rigoroso, morreu em 1774. Em 1773, publicou o breve Dominus ac Redemptor Noster, com o qual extinguiu a Companhia de Jesus. Filho de médico, foi pregador de grande e impressionante capacidade apostólica. Sua eleição exigiu 179 escrutínios e deve ter sido a mais longa da história papal.

Em 1897, o escritor irlandês Oscar Wilde sai da prisão. Casado com Constance Lloyd, pai de dois filhos, gênio, envolveu-se com um menino bonito e acabou preso. Hoje é o Dia do Físico.

Ruminanças 
“O gênio faz o que deve, e o talento o que pode” (Meredith, 1831-1891).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: