Blog dos alunos da Universidade Salgado de Oliveira, Campus Belo Horizonte, Curso de Direito.

TIRO E QUEDA
Serviço

 

Eduardo Almeida Reis

Publicação: 24/10/2014 04:00

Depois que bandidos incluíram meu endereço eletrônico numa lista vendida a milhares de chatos, são dezenas os e-mails que recebo todos os dias. Incluí uma porção em “lixo eletrônico”, mas continuam chegando assim mesmo e me obrigam a excluí-los diariamente. Entre os remetentes habituais, todas as lojas conhecidas, Ponto Frio, Bahia, Ricardo etc., que vivem anunciando nas televisões.Considerando que jornalismo é serviço, tomo a liberdade de repassar ao leitor sério alguns dos e-mails que tenho recebido: Alice Bueno “Estimulante sexual para qualquer ocasião” @tripleonline.com.br; Milena Moreira “Fortifique seu desempenho na cama” @brasilverde.info; Solange “Amor e Sexo: tenha uma vida sexual mais ativa” @painel.levemkt-org.com.br; Salete Machado “Tenha mais segurança na hora do sexo” @brasilverde.info; Pedro Araujo “Acabei com a impotência com essa dica” @top2014.us; Ana Maria “Atraia sexualmente quem você quiser” @painel.semprenamidia-online.com.br; Jociane “O que fazer quando o sexo não flui por disfunção, libido ou fadiga?” @painel.vpsenvio2.com.br. 

Jociane terminou seu conselho com um ponto de interrogação, sinal de que não sabe o que deve ser feito quando o sexo não flui por disfunção, libido ou fadiga. Sou forçado a recomendar-lhe que procure Alice Bueno, Milena Moreira, Salete Machado e outras invasoras de endereços eletrônicos. Ou, então, que procure o potente Pedro Araujo e me poupe dos seus e-mails diários. 

Cidades
Centralia, nos Estados Unidos, Epecuen, na Argentina, Fordlândia, no Brasil, Humberstone, no Chile, Kayaköy, na Turquia, Kolmanskop, na Namibia, Hashima, no Japão, Ordos, na China, Pripiat, na Ucrânia e Pyramiden, a 1.300 quilômetros do Polo Norte, foram algumas das cidades desabitadas que encontrei pesquisando no Google. Há muitas outras, grandes ou pequenas, espalhadas pelo planeta. Nenhuma, contudo, chegou perto de abrigar 9.500 mil habitantes – nove milhões e quinhentas mil pessoas – como deve ficar grande parte de São Paulo se não chover até março de 2015.

Até lá a Sabesp garante que aquela parte da capital paulista vai ter água. Depois, é claro que vai continuar tendo, porque vai chover, mas a notícia é assustadora. Água consegue ser mais importante que cerveja, vinho e champanha. O homem pode sobreviver sem os três últimos – e tenho sido prova nos últimos dois anos –, mas depois de 48 horas sem água surgem as perturbações hidreletrolíticas e todos passam desta para a pior. 

Considerando que as águas dos rios paulistanos são intratáveis, é tempo de o prefeito Haddad, administrador da cidade mais rica do estado mais rico do Brasil, pensar nas soluções possíveis, ainda que muito caras. Sua excelência diz que vai furar poços. Talvez o Aquífero Guarani, com 1.200.000km2 de área, tenha um pedaço embaixo de Sampa. Dessalinizar águas do Atlântico e bombeá-las para São Paulo? Inventar uma transposição ao contrário do São Francisco, trazendo água do Amazonas para o Sudeste? Deve ser a melhor solução, porque pode aproveitar para abastecer com água do Amazonas o Velho Chico, que, por seu turno, será transposto para o Nordeste.

Dos 9.500 mil moradores ameaçados de ficar sem água, uns 2 milhões devem ter vindo lá do Nordeste acostumados com as secas, mas tinham o mandacaru e outras cactáceas, além dos caminhões-pipas e as cisternas da Sudene, que faltam na capital paulista. E só uma coisa é certa: vocês ficam brincando com coisas sérias, mas o quadro é muito grave. 

O mundo é uma bola
24 de outubro de 1147: conquista de Lisboa aos mouros. Não fosse ela, todos vocês estariam rezando cinco vezes por dia voltados para Meca. Em 1241, eleição do papa Celestino IV, que morre 17 dias depois. Nascido Gauffredo Castiti Glioni (Pisa (?)-Roma, 1241), Celestino IV era sobrinho do papa Urbano III. Foi monge cisterciense na abadia de Hautecombe, onde escreveu sua famosa História da Escócia. Foi o primeiro papa a ser escolhido numa eleição fechada, por isso chamada conclave, do latim concláve,is ‘toda parte de uma casa fechada a chave, quarto, alcova’. Em 1763, um edital manda demolir todas as barracas de madeira e pano montadas em Lisboa depois do terremoto. Em 1848, Manaus é elevada à categoria de cidade. Etimologia: manau(s), nome da nação aruaca da região + sufixo -ara, provavelmente tupi ou nheengatu, com a noção ‘ser de, oriundo de’ (cf. parauara, paroara, potiguara etc.). Claro que ninguém se interessa pela etimologia de Manaus, mas estou precisando espichar este “O mundo é uma bola”, que os sueltos de hoje ficaram curtinhos. Em 1812, pulei as Guerras Napoleônicas próximas de Moscou. Ando mais preocupado com os jihadistas em França, porque tenho amigos que vivem visitando Paris. Em 1855, foi extinto o concelho de Pinheiro da Bemposta, mas você clica em Pinheiro da Bemposta e descobre que o concelho foi extinto em 2013. Em 1929, “Quinta-feira negra”, início da Grande Depressão. Em 1930, deposição do presidente Washington Luís, ponto culminante da Revolução de 30, que levou Getúlio Vargas ao poder. Em 1933, pedra-fundamental de Goiânia, capital de Goiás, onde pontifica Carlinhos Cachoeira. Em 1945, criação da Organização das Nações Unidas, a ONU, com o Brasil fazendo parte dos primeiros 27 países signatários.

Ruminanças
“Pedimos conselho, mas esperamos aprovação” (Charles Caleb Colton, 1780-1832).


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: