Blog dos alunos da Universidade Salgado de Oliveira, Campus Belo Horizonte, Curso de Direito.

TIRO E QUEDA

Doutores

Celebridades têm atitudes esquisitas, que são divulgadas e maximizadas justamente porque são celebridades. Foi doloroso aquele episódio em que o Pelé se negou a reconhecer uma filha

Publicação: 26/03/2014 04:00

Dia desses apareceu ph.D. nesta imaculada coluna de nossa mídia impressa. Pensei que fosse erro meu de digitação, mas acabo de descobrir que o Houaiss grafa assim, enquanto o Aurélio grafa Ph.D., como sempre escrevi. É abreviatura do snt. latino medieval Philosophiae Doctor, a mais alta graduação acadêmica conferida por universidades americanas e inglesas. No dicionário do doutor Bill Gates é Ph.D. talqualmente no Aurélio, mas o Houaiss eletrônico, às vezes, é teimoso.

Vejo agora que snt., na lista geral de reduções do lexicógrafo carioca, é sintagma, que na rubrica linguística significa unidade, obviamente linguística, composta de um núcleo (por exemplo, um verbo, um nome, um adjetivo) e de outros termos que a ele se unem, formando uma locução que entrará na formação da oração.

Você fica na maior felicidade, certo de que aprendeu o significado de sintagma, até descobrir que no corpo de infantaria macedônio da antiga Grécia, sintagma era divisão de 256 homens formando um quadrado. Pronto: como foi possível chegar ao ano de 2014, pouco antes da Copa das Copas, sem saber que as divisões de 256 homens formando um quadrado, nos corpos macedônios de infantaria da antiga Grécia, eram sintagmas? O diabo é que o substantivo masculino também significa tratado cujas matérias estão distribuídas em classes, números etc.

Motivo pelo qual consulto nosso diretor de redação, jornalista Josemar Gimenez, para saber se posso continuar grafando Ph.D., tendo por mim o Aurélio, saudoso amigo, que abona em seu dicionário palavras usadas nos meus livrinhos, e o homem mais rico do planeta, William Henry Gates III KBE, GCIH, nascido em Seattle no dia 28 de outubro de 1955, magnata, filantropo e autor norte-americano, casado com Melinda Gates, nascida em Dallas, Texas, dia 15 de agosto de 1964, onde foi registrada como Melinda Ann French, mãe de Jennifer Katharine Gates, Rory John Gates e Phoebe Adele Gates.

Celebridades

Se é mesmo verdade que o Sr. Roberto Carlos Braga não come carne, a propaganda que está fazendo para o Grupo Friboi é mais que enganosa, é desonesta e deve ser examinada pelo Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Se é vegetariano, o cantor e compositor de merecido sucesso estava dispensado de usar sua fama para mentir em troco de alguns milhões de reais, que não lhe fazem falta. Já pegou mal a proibição de sua biografia, que resultaria no papelão censório de outras celebridades. A louvação do filé passou dos limites da ganância.

Celebridades têm atitudes esquisitas, que são divulgadas e maximizadas justamente porque são celebridades. Foi doloroso aquele episódio em que o Pelé se negou a reconhecer uma filha. O então deputado Luiz Eduardo Guimarães, que conheci num jantar em Brasília, defendeu o ex-craque dizendo que Pelé havia sido procurado não pela filha, mas por uma equipe de advogados.

O Google tem 32 milhões de entradas para “Rosemary”, entre as quais uma porção sobre o alecrim, arbusto aromático (Rosmarinus officinalis) da família das labiadas, de folhas lineares, flores azul-pálidas, por vezes brancas ou róseas, e aquênios ovoides; alecrim-de-cheiro, alecrineiro, alecrinzeiro, rosmaninho. Nativo da Europa, é cultivado como melífero, pelo óleo das sementes, usado como cicatrizante, estimulante e também em cosméticos, e pelas folhas, com várias propriedades medicinais e especialmente usado como condimento.

Explicação: o arbusto é conhecido como Rosemary em alguns países de língua inglesa. A família das labiadas não tem relação com os lábios sensuais da Rosemary que avoava escondida em aeroplanos presidenciais, mandando e desmandando num país grande e bobo. Fui ao Google depois que a Justiça reconheceu a professora Rosemary de Moraes, mineira de 58 anos, como filha do falecido industrial José Alencar Gomes da Silva, que, como expoente do empresariado nacional, ajudou o senhor Lula da Silva a se eleger presidente da República.

Junção dos nomes ingleses Rose e Mary, uma Rosemary primeira-dama em adimplência e uma Rosemary discreta professora, por coincidência, uniram ainda mais os dois políticos brasileiros. Há espaço para explicar a adimplência que pintou no pedaço impresso. É o cumprimento de uma obrigação. Nas faltas da primeira-dama efetiva, havia uma Rosemary em condições de adimplir, de executar, de dar cumprimento à obrigação de se deitar na cama presidencial.

O mundo é uma bola

26 de março de 1199: mortalmente ferido pela flecha disparada por uma besta, Ricardo I, Coração de Leão, casado com Berengária de Navarra, morreria dia 6 de abril de 1199 sem deixar filhos, sendo sucedido por seu irmão João Sem Terra, que nunca foi financiado pelo PT.

Besta (ortoépia é) “antiga arma portátil que consiste em um arco de madeira, chifre ou aço, montado em uma coronha, cujas extremidades são ligadas por uma corda que se retesa por meio de mola e que, ao ser solta, arremessa setas curtas, pelouros etc.; balesta, balestra”.

Em 1923, a Rádio BBC começa a transmissão regular das previsões atmosféricas no Reino Unido. É muito de desejar que, por lá, consigam acertar as previsões, enquanto por aqui, em 2014, não acertam uma. Escrevo numa segunda-feira. Havia previsão de 186 mm de chuva para sexta e sábado. Não choveu mais que 2 mm. Hoje é o Dia do Cacau.

Ruminanças

“Ri-se da cicatriz quem nunca foi ferido” (Shakespeare, 1564-1616).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: