Apesar de ser pouco conhecida entre os brasileiros, A Odd Fellows é a segunda sociedade secreta mais popular nos EUA (depois da Maçonaria). Fundada na Inglaterra no século XVIII por operários da indústria de construção, a Odd Fellows era como os maçons operativos, sem privilégios e bastante rústica. Apesar de sua aparição documentada de 1730, sua reconhecida criação foi em 1876, quando surgiu um livro intitulado “O Manual Odd Fellows”.
.
Seus membros instalaram Lojas na Inglaterra e, em 1817, Thomas Widley foi para os EUA munido de uma carta-patente para fundar Lojas em outros países, e instalou a primeira loja lá. A Odd Fellows não aceitava nem judeus e nem católicos e logo foram criticados e perseguidos pelos pastores protestantes, acusando-os de praticarem “culto aos prazeres materiais”, pois suas reuniões de convívio eram realizadas com muita folia e, muitas vezes, era necessário convocar a vigilância para restaurar a ordem.
.
A Ordem passou então a preocupar-se com os “prazeres espirituais” e a adotaram uma orientação sob a inspiração da Bíblia. Em 1842, após uma disputa elementar sobre autoridade, as Lojas Americanas formaram um sistema de governo separado da Ordem Inglesa, e em 1843 assumiram o nome de “Independent Order of Odd Fellows”. Apesar desta divisão, a fraternidade prosperou, e, em 1890, já tinha meio milhão de adeptos.
.
Formada de 3 Graus Simples (Amizade, Fraternidade e Verdade) e 3 Graus Superiores (Patriarca, De Vida de Ouro e Da Pompa Real), na sua Logomarca aparece a silga “FLT” que significa Amizade, Amor e Verdade. Suas iniciações são extensas e repleta de simbologia.
.
Não é de se admirar que nos círculos antimaçônicos, especialmente dos EUA da década de 1830 se desenvolvu um rumor curioso de que, na Maçonaria, se monta em um bode: não foi a Maçonaria que deu origem a esse rumor, mas sim a sociedade Odd Fellows, já que em suas iniciações (nos EUA), o candidato montava em um bode (ou uma cabra) onde deveria ser derrubado. São sociedades completamente diferentes e independentes.

FONTE: Curiosidades da Maçonaria.