Blog dos alunos da Universidade Salgado de Oliveira, Campus Belo Horizonte, Curso de Direito.

Isso fica bão dimais da conta, sô…

IMG_0326

Bem, primeiro você precisa da carne de sol.

No que eu digo isto o Arthur, meu consultor para Assuntos Aleatórios, me lança um daqueles olhares “isso é óbvio”. Respondo a ele e a você: não é. Já recebi alguns e-mails perguntando se dá pra fazer com outra carne, charque ou carne seca, por exemplo. NÃO DÁ!

Superadas as preliminares, vamos ao mérito. As medidas e quantidades aqui referidas são as que eu tinha à mão quando fiz os pratos e as fotos. Claro que podem variar, tanto pode ser mais como menos. Depende de você e do que tem à mão.

Apenas tenha em mente que a proporcionalidade deverá sempre ser observada, OK? Se você resolver usar o dobro de carne, também dobre a quantidade de mandioca, etc. Não vou ficar ensinando o bê-a-bá da cozinha aqui. No caso em tela foram 670 gramas de carne de sol in natura e 400 gramas de mandioca cozida.

Ah, e se você quiser saber as diferenças entre CARNE DE SOL, CHARQUE e CARNE SECA, CLIQUE AQUI! São poucas, mas fazem diferença… Então, nunca mais diga que carne seca, charque e carne de sol são tudo uma coisa só. NÃO SÃO!

Então pare de enrolar, Marcelo, e dê logo esta bendita receita. OK, vamos l

INGREDIENTES

670 gr de carne de sol (usei chã de fora)

400 gr de mandioca cozida com água e sal.

01 cebola média cortada em rodelas

Simples assim… Claro, tem os acompanhamentos, arroz, feijão, salada, etc. Mas nem fazem falta… riririiriririrriririr

MODO DE FAZER

Corte a carne em cubos (mas deixe um pedaço maior, cerca de 70 gramas) e deixe de molho em 03 litros de água gelada por, no mínimo, 01 hora.

IMG_0319

Escorra, coloque outro mesmo tanto de água, remexa (a carne, minha senhora, não você…), escorra novamente.

IMG_0320

IMG_0321

Coloque a carne na panela de pressão, adicione outro mesmo tanto de água (03 litros, não se esqueça), tampe, acenda o fogo.

Depois que ‘pegar pressão’, conte 40 minutos, após o que retire do fogo, escorra (claro, né, mulher, depois de findar a pressão…) e reserve.

IMG_0324

Pique a mandioca em cubos.

IMG_0325

A cebola já está devidamente fatiada, né? Se não, faça isto.

Reserve parte da mandioca e parte da carne para fazer um purê. Uns 50 gramas de carne e uns 80 gramas de mandioca bastam.

Para o purê, bata a mandioca no liquidificador ou processador com cerca de 50 ml de leite mais cerca de 50 ml de água. Junte 02 colheres de sopa de azeite e a carne seca cozida e desfiada. Deixe para levar ao fogo quando apenas na hora de servir. Fogo brando (mexendo) por uns 03 minutos (o bastante para aquecer e incorporar). Após, salpique cheiro verde.

IMG_0322

IMG_0328

IMG_0329

Vamos ao principal: depois de cozida a carne e picada em cubos a mandioca, fritemo-las (separadamente, claro). Após a fritura da carne, ainda com ela na panela ou frigideira, juntar a cebola picada e fritar (junto) por mais uns 02 minutos (até dourar).

ATENÇÃO: não precisa muito óleo, apenas o bastante, cuidado com o colesterol… Use papel absorvente, se ficar untado demais.

A cervejinha de sempre acompanha…

IMG_0327

2013-03-13 20.50.21

SALUT!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: