Antequam noveris, a laudando et vituperando abstine. Tutum silentium praemium.

Receita originalmente feita pelo meu amigo e sócio, Giovanni Chantal.

Na verdade é um muffin grandão, sem farinha, portanto, ideal para quem (como nós) estamos experimentando a “Dieta de Baixa Ingestão de Carboidratos”, popularmente conhecida como low carbo.


Não chega a ser um pão, mas é um ótimo substituto para quem quer seguir este tipo de “dieta” e gosta de consumir patês (alho, molhos, queijos derretidos, etc.).

Fiz de duas formas: em uma forma refratária pequena e em um copo de vidro comum (200 ml).

Depois de batidos no liquidificador o resultado final líquido foi de 700 ml.

 

 

 

Coloquei uma xícara e um copo para dar a ideia de proporcionalidade.

INGREDIENTES

Peito de frango temperado, cozido e desfiado (POUCA COISA, em torno de 80 gramas); bacon em pedacinhos frito (POUCA COISA, em torno de 40 gramas)

03 colheres rasas de chá de gergelim levemente torrado

RESERVAR O QUE ESTÁ AÍ EM CIMA – continuando…

04 ovos inteiros

01 caixa de creme de leite comum

05 colheres de sopa de azeite

01 colher de sopa (bem rasa) de fermento químico seco

01 colher de chá (bem rasa) de sal

BATER ESSES INGREDIENTES NO LIQUIDIFICADOR (ovos, creme de leite, azeite, fermento e sal) ATÉ QUE FORMEM UM LÍQUIDO HOMOGÊNEO.

Após, junte METADE do frango e pulse (para incorporar).

Distribua essa mistura em copos, formas ou em que a sua criatividade mandar.

Sugiro primeiro a metade do líquido, depois distribuir o restante do frango + bacon + gergelim e depois o restante do líquido).

Leve ao forno. Segundo o Dr. Giovanni, 30 minutos a 230 graus. Como o meu é elétrico, por precaução estabeleci 40 minutos a 200 graus, para ficar monitorando a cada 10 minutos. Ficou ótimo. Ajuste seu tempo e temperatura experimentando e monitorando seu forno.

 

 

 

 

 

Não untei a forma nem o copo, mas na próxima vez farei isso (apenas no fundo, nas laterais usando uma faca para auxiliar sai fácil).

Sugiro, também, não fazer em um recipiente grande, me parece que fazer em formas pequenas (ou copos, se não tiver) o resultado fica melhor. Melhor para manipular, guardar, etc., mas isso é só sugestão. Faça o seu e descubra o que você prefere.

 

 



%d blogueiros gostam disto: