Superlua só acontece amanhã (hoje, domingo), mas o céu de sábado já inspira fotos de internautas

Fenômeno combinado com o eclipse aconteceu pela última vez em 1982 e só vai se repetir em 2033

Depois de um sábado de calor, muitos belo-horizontinos estão agora de olho no céu, já a espera da superlua que vai se mostrar em seu ápice amanhã, às 23 horas horas. A lua cheia que atrai a atenção dos internautas, na noite de hoje (domingo, 27) vai parecer 14% maior que o normal e 30% mais brilhante.
.
Um eclipse total da Lua coincidirá com o fenômeno da superlua. Embora os dois casos sejam relativamente comuns, a combinação dos dois ocorreu pela última vez em 1982 e só se repetirá novamente em 2033. O efeito promete ser impressionante.
.

O eclipse poderá ser observado a partir das 22h. Cerca de uma hora depois, a superlua ficará inteiramente encoberta pela sombra da Terra, ganhando uma cor avermelhada, durante uma hora e 12 minutos. O fenômeno será visível nas Américas, na Europa, na África, no leste do Oceano Pacífico e no Oeste da Ásia.
.
Amanhã, a Lua cheia vai nascer por volta 17h45 e começará a “mergulhar” na sombra da Terra às 22h07. Às 23h11 a Lua estará toda coberta pela sombra do planeta. Às 00h23, ela começará a sair da sombra até reaparecer totalmente iluminada às 1h27 de segunda-feira.

.
A superlua deve ser observada em um domingo de temperatura mais amenas. A máxima hoje foi de 34,3°C e a tendência é que o calor fique menos intenso nos próximos dias. Na sexta-feira, a máxima dos termômetros atingiu 36,9°C na capital. No estado, devido a uma frente fria, pode chover em regiões como o Sul de Minas e Triângulo Mineiro

.

FONTE: Estado de Minas.

Anúncios