Laudando et vituperando abstine: tutum silentium praemium.

Arquivo do mês: maio 2024

BENJAMIN CONSTANT BOTELHO MAGALHÃES (1836 – 1891). Militar, engenheiro, professor e político brasileiro. Foi uma figura marcante na história do Brasil. Graduado pelo Colégio de São Bento e pela Escola Militar em engenharia, participou ativamente da Guerra do Paraguai como engenheiro civil e militar. Suas críticas à direção da guerra foram publicadas em “Cartas da guerra: Benjamin Constant na Campanha do Paraguai”.
.
Além de sua atuação militar e educacional, Benjamin Constant foi um adepto do Positivismo, difundindo suas ideias entre a jovem oficialidade do Exército brasileiro. Sua influência foi crucial no movimento republicano de 1889, e ele foi nomeado Ministro da Guerra e Ministro da Instrução Pública no governo provisório.
.
▪️INICIAÇÃO MAÇÔNICA: União e Tranquilidade, Rio de Janeiro, Brasil.
▪️Loja: União e Tranquilidade, Rio de Janeiro, Brasil.
▪️Idade que foi iniciado: 29 anos.
☠️ Faleceu aos 54 anos de idade, vítima de complicações hepáticas.

FONTE: Curiosidades da Maçonaria.


 Esta é uma imagem que muitos canais maçônicos utilizam para divulgar a Maçonaria. Mas estas páginas de Redes Sociais, utilizam o banner ao lado deste senhor, para colocar os dizeres diferentes, através de montagem, com frases engrandecendo a Ordem.
.
Acontece que, apesar dos bonitos paramentos maçônicos que ele utiliza, trata-se de uma imagem real, de mais ou menos 1870, de uma propaganda ANTIMAÇONARIA. Este senhor simpático, com este pequeno porrete na mão, era um inimigo da Ordem, que se paramentava para atrair os curiosos, mas sua função era vender material contra a Maçonaria e a de alertar a população sobre essa sociedade, que segundo ele, era anticristã, conforme alguns dizeres em inglês no banner ao seu lado.

FONTE: Curiosidades da Maçonaria.


JOÃO BEZERRA DA SILVA (Afogados da Ingazeira-PE, 1898 – Garanhuns-PE, 1970). Policial da Polícia Militar do Estado de Alagoas. Ficou conhecido nacionalmente como o comandante da volante que pôs fim ao cangaceiro Lampião e seu bando, em 28 de julho de 1938 no município de Poço Redondo, em Sergipe. Posteriormente foi recebido no Palácio do Catete, pelo então Presidente Getúlio Vargas, quando foi elogiado e recebeu honrarias pelo grande feito.

Durante a carreira militar atuou por 35 anos, obtendo durante esse período 19 nomeações de comando, chegando inclusive a assumir o comando geral da corporação alagoana.

FONTE: Curiosidades da Maçonaria.


JOSÉ CARLOS DO PATROCÍNIO (Campos dos Goytacazes, RJ, 1854 — Rio de Janeiro, 1905). Farmacêutico, jornalista, escritor, orador e ativista político brasileiro. Mulato, constitui-se em uma das mais destacadas figuras do movimento abolicionista e republicano no Rio de Janeiro.
.
🔸 Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira de no. 21, que tinha Joaquim Serra como patrono.
.
🔸 O único indício de que ele foi maçom (por enquanto), é por causa do seu nome que aparece em uma documentação Maçônica: trata-se do Boletim do Grande Oriente do Brasil de 1897, pág. 14, por ter sido citado na “Apuração Geral da Eleição de Grão-Mestre Adjunto, de 12 de fevereiro de 1897, em que recebeu seis votos, sendo 3 da Loja “João Caetano”, 2 da Loja “Aurora Escosseza” e 1 da Loja “Ganganelli do Rio”, todas do Poder Central, o que deixa subentendido a sua qualidade de Maçom. Neste ano, ele tinha 43 anos de idade.
.
☠️ José do Patrocínio faleceu aos 51 anos de idade, vítima de tuberculose.

FONTE: Curiosidades da Maçonaria.


Dentre os diversos pastores maçons brasileiros, hoje citaremos o Pastor Armando Gonçalves Macedo, advogado e contador, serviu muitos anos nas Igrejas Metodistas em Balneário das Conchas e Praça da Bandeira, ambas na Região dos Lagos.
.
Foi Iniciado na Maçonaria em 25 de julho de 1979, na Loja Maçônica Mensageiros da Luz nº 43. Posteriormente, em 12.05.1982, fundou a Loja Maçônica Martin Luther King, nº 63, no Rio de Janeiro, vindo a ser seu Venerável-Mestre nos anos de 1986/1987 e 1987/1988.
.
Faleceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 22 de outubro de 2010, aos 67 anos.

FONTE: Curiosidades da Maçonaria.


 Antônio Francisco de Paula de Holanda Cavalcanti de Albuquerque, o Visconde de Albuquerque (Engenho Pantorra-PE, 1797 – Rio de Janeiro, 1863). Militar, proprietário rural e político brasileiro. Foi deputado, senador e ministro do império. Desempenhou cargos de relevo no Grande Oriente de Portugal, nomeadamente o de seu representante junto da Maçonaria Brasileira em 1858.

FONTE: Curiosidades da Maçonaria.


O escritor e ocultista francês Eliphas Levi, em seu livro de 1855, “Dogma e Ritual de Alta Magia” discutia o personagem Baphomet. O agora clássico desenho de Levi, mostra uma criatura com a cabeça de um bode com barba e chifres, seios femininos, cascos fendidos, asas e um pentagrama sobre sua testa. Uma mão feminina aponta para o sol, e a masculina, para baixo, para a lua escura, uma ilustração do dito hermético “o que está em cima é como o que está embaixo” e um símbolo do bem e do mal.
.
O bastão empertigado com duas cobras enroladas subindo no seu colo é símbolo da vida eterna. Baphomet também contém antigos elementos alquímicos da Terra (ele está sobre um globo), como fogo (chama da inteligência arde sobre sua cabeça), ar (ele tem asas) e água (escamas cobrem o corpo).
.
O nome “Baphomet” veio do julgamento dos Templários durante o início do século XIV, quando foram acusados de adorar essa criatura demoníaca. Levi encontrou gárgulas nos edifícios templários nos quais baseou seu desenho, porém Levi não considerava Baphomet como Satanás.
.
Ele descreveu esta entidade peculiar como a personificação ilustrada de todas as forças do Universo, pois, como pode se ver, é uma figura conceitual carregada. Infelizmente, para Levi, muitas pessoas olham a imagem e dizem: “Satanás!” Graças ao desenho, as cartas de Tarô que apresentam o Diabo, mostram uma figura muito parecida com Baphomet.
.
E QUAL A CONEXÃO DISSO COM A MAÇONARIA? Na realidade, ABSOLUTAMENTE NENHUMA, mas isso nunca impediu uma boa lenda urbana.

FONTE: Curiosidades da Maçonaria.